Direção do IBGE quer reduzir em 37% as perguntas do Censo 2020, atendendo ordem de Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

A direção do IBGE quer reduzir em 37% as perguntas do Censo 2020. A proposta de corte está sendo apresentada neste momento ao conselho consultivo do instituto.

O enxugamento é defendido pela presidente do órgão, Susana Cordeiro Guerra, e enfrenta forte resistência de técnicos da casa.

Pela proposta apresentada ao conselho, o questionário completo será reduzido de 112 para 70 perguntas. Este formulário é aplicado a uma amostra de cerca de 10% dos domicílios brasileiros.

O questionário básico, que teria 37 perguntas, deverá ser cortado para apenas 27. Isso representaria uma redução de 27%.

Entre os itens a serem excluídos, estão perguntas sobre renda, tempo de deslocamento, imigração, gastos com aluguel e posse de bens como geladeira e telefone celular.

Os cortes no Censo 2020 provocaram uma crise interna no IBGE. No início do mês, a presidente do instituto demitiu dois diretores que se opunham à redução da pesquisa.

Ela nomeou o economista Ricardo Paes de Barros para coordenar a preparação do Cenbso, o que foi visto como uma intervenção externa no órgão federal.

A ordem para reduzir o Censo 2020 foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sob a alegação de redução de gastos.

Ele anunciou a intenção de reduzir a pesquisa em fevereiro, ao dar posse a Susana. “Se perguntar demais, você vai acabar descobrindo coisas que nem queria saber”, ironizou.

De OGlobo