Em Nova York, Lula é homenageado e recebe título de Personalidade do Ano

Todos os posts, Últimas notícias

Nesta quinta-feira (9), o coletivo Brazilian Resistance Against Democracy Overthrow(Resistência Brasileira contra a Derrubada da Democracia, em tradução livre) homenageou Lula com o título “Personalidade do Ano”. Na cerimônia, realizada em Nova York, estiveram presentes Lurian Lula da Silva, filha do ex-presidente, além dos jornalistas Breno Altman e Juca Kfouri, e as ativistas Lucy Quesada e Claudia de La Cruz.

Segundo a organização do evento, “Lula não apenas transformou o Brasil em um poderoso agente global, mas também avançou em políticas importantes que visam aumentar a diversidade e a inclusão, e proteger o meio ambiente e os direitos humanos. Ele colocou o Brasil na direção certa: o caminho do amor, do respeito, da justiça social e da paz”. Ainda conforme avaliação do coletivo, “essa é a razão pela qual Lula foi preso e silenciado. Diferentemente de Bolsonaro, ele não escolheu o poder sobre as pessoas ou a cobiça sobre a natureza”.

Manuel Zelaya, ex-presidente hondurenho, escreveu uma mensagem a Lula, que foi lida por Lucy Quesada durante o evento. “Lula do Brasil estendeu a mão para os povos pequenos e esquecidos pelo mundo, como Honduras, na América Central. E quando aqui o império do mal rompeu os laços da fraternidade, Lula abriu as portas do seu coração e da embaixada brasileira como um refúgio da paz e do amor. Isso o povo hondurenho nunca vai esquecer”, escreveu Zelaya.

O ex-presidente ainda afirmou: “Seu exemplo de humanidade e luta caminham cantando pelo mundo, porque são eternos e livres, como o espírito de Lula”.

Na ocasião, também aconteceu o lançamento internacional do livro “A Verdade Vencerá – O Povo Sabe Por Quem Me Condenam”. Segundo os organizadores, as palavras de Lula escritas no livro são a base para a análise do papel dos diversos agentes do desmonte do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Confira a mensagem de Zelaya na íntegra:

Apesar do cárcere, o espírito de Lula é livre

Cada etapa da vida de Lula tem sido de esforço, sacrifício e luta pela justiça contra a adversidade, que ele sempre soube superar com grandeza e agora não será diferente. A humanidade está apoiando Lula, os traidores que o prenderam são feras apocalípticas, e sobre elas cairá a condenação infinita.

Lula do Brasil estendeu a mão para os povos pequenos e esquecidos pelo mundo, como Honduras, na América Central. E quando aqui o império do mal rompeu os laços da fraternidade, Lula abriu as portas do seu coração e da embaixada brasileira como um refúgio da paz e do amor. Isso o povo hondurenho nunca vai esquecer.

Lula é livre e vai deixar a prisão que aprisiona o seu corpo. Seu exemplo de humanidade e luta caminham cantando pelo mundo, porque são eternos e livres, como o espírito de Lula. Viva Lula da Silva!

Juan Manuel Zelaya Rosales