Lula já solicitou à defesa para deixar a prisão fechada, diz jornalista

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O ex-presidente Lula disse, nesta sexta (3), durante entrevista em Curitiba a Kennedy Alencar, que vai pedir o quanto antes a “progressão de regime para sair da prisão fechada”. No Twitter, o jornalista afirmou que Lula se reuniu com a defesa ainda hoje e fez a solicitação do direito, “deixando claro que não desistirá de provar inocência e que a atitude não é admissão de culpa”.

No mês passado, o Superior Tribunal de Justiça julgou recurso de Lula no caso triplex e reduziu a pena para 8 anos e 10 meses de prisão. Aplicando a fração mínima de cumprimento de 1/6 da pena, Lula poderia solicitar a mudança de regime em setembro de 2019, do fechado para o semiaberto.

Há juristas, no entanto, questionando o cálculo do STJ, que desconsiderou que o petista já cumpriu 1 ano de prisão preventiva. Para os críticos, Lula poderia estar no regime semiaberto imediatamente. Além disso, criminalistas esperam que a idade de Lula e outros fatores sejam decisivos na obtenção do direito ao regime domiciliar em breve.

Em entrevista à CartaCapital, veiculada na quinta (2), a defesa de Lula disse que há outros institutos para pedir ajudar na progressão de regime, como a remissão, que considera o tempo de leitura do ex-presidente isolado em Curitiba.

A entrevista com Kennedy Alencar deve ir ao ar pela RedeTV! no sábado (4), por volta das 19h30.

Do GGN.