Ministro da Justiça afirma que “não tem interesse na Funai”. Mamãe de Rosa Damares sim!

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro da Justiça, Sergio Moro, declarou nesta quarta-feira que não tem interesse em ter a Fundação Nacional do Índio (Funai)subordinada ao seu ministério. A afirmação foi um resposta à ministra Damares Alves, que defendeu a permanência do órgão na pasta dos Direitos Humanos. Os dois participavam de um evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Hoje eu estou brigando com o ministro Sergio Moro. Estou brigando pela Funai, que tem que ficar comigo, Funai não vai para o Ministério da Justiça. E aqui, os parlamentares que estão presentes, eu conto com o voto de vocês. A Funai tem que ficar com a mamãe Damares, não com o papai Moro. Lugar da Funai é nos Direitos Humanos — defendeu a ministra, que foi aplaudida pelos presentes.

Eu não tenho interesse de ficar com a Funai — respondeu o ministro Sergio Moro.

O retorno da Funai para o Ministério da Justiça é uma das principais reivindicações do movimento indígena desde que o presidente Jair Bolsonaro tomou posse e reestruturou a Esplanada dos Ministérios, transferindo o órgão para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Líder do governo no Senado e relator da Medida Provisória (MP) que criou o desenho administrativo da gestão Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) já propôs o retorno da Funai para a Justiça, mas a medida depende de análise e votação da Comissão Especial que discute a MP. A proposta de transferência teria apoio do presidente Jair Bolsonaro, segundo interlocutores próximos.

Após a declaração de Damares, o senador Major Olímpio (SP), líder do PSL no Senado, ironizou sua defesa para manter a Funai sob seu ministério.

— Dizem que a língua é o chicote da bunda — afirmou Major Olímpio.

A afirmação da ministra Damares contradiz diretamente o acordo feito entre o governo e o Congresso na tramitação da Medida Provisória 870, que definiu a organização dos ministérios da gestão de Jair Bolsonaro.

De OGLOBO