Morre a quinta criança da Guatemala presa pela polícia de fronteira dos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Um adolescente de 16 anos morreu nesta segunda-feira (20) sob custódia da polícia de fronteira dos Estados Unidos. Trata-se do quinto menor de idade da Guatemala que morre nessas circunstâncias desde dezembro de 2018.

O jovem, identificado como Carlos Gregorio Hernández Vasquez, “foi encontrado inconsciente nesta manhã durante uma ronda ” na estação fronteiriça de Weslaco, no Texas, afirmou a autoridade de imigração dos EUA.

O órgão acrescentou que a causa da morte é desconhecida e que uma investigação foi aberta.

O menor foi detido em 14 maio próximo a Hidalgo, no Texas, e no domingo alertou que passava mal, de acordo com oficiais americanos.

“Ele foi examinado e diagnosticado com influenza A”, disse um agente da polícia à emissora CNN. O médico receitou um antigripal ao jovem e ele foi transferido para uma instalação separada em Weslaco para evitar o contágio de outros detidos.

Cerca de uma hora depois, ele foi encontrado morto.

Vasquez estava em vias de ser levado para o centro juvenil da Clínica de Saúde e Assistência Social de Reassentamento de Refugiados (HHS, na sigla em inglês), quando morreu.

De acordo com a legislação federal americana, os menores desacompanhados devem ser transferidos a uma clínica desse tipo no máximo 72 horas depois de serem detidos.

Não se sabe por que Vasquez ainda não tinha sido transferido.

A diplomacia guatemalteca informou que o jovem vinha da província de Baja Verapaz e que havia entrado nos EUA buscando “reunificação familiar”.

“O governo da Guatemala lamenta o falecimento desse menino guatemalteco, apresenta suas condolências à família e solicita às autoridades americanas que se pronunciem sobre a causa da morte e apontem os responsáveis pelo ocorrido com urgência”, afirmou a chancelaria em um comunicado.

Milhares de guatemaltecos e centro-americanos viajam à fronteira dos Estados Unidos com o México buscando fugir da pobreza e violência de seus países. Muitos deles levam consigo os filhos menores de idade, alguns esperando que as crianças e adolescentes sejam uma garantia de que receberão asilo para permanecer nos EUA.

Desde dezembro do ano passado, cinco jovens e adolescentes da Guatemala morreram após serem detidos pela polícia de fronteira americana.

O primeiro caso ocorreu em 8 de dezembro. Jakelin Caal, de sete anos, vinha do município indígena de Raxruhá e morreu em um hospital nos EUA após cruzar a fronteira de forma ilegal com seu pai.

Na semana passada, um menino de apenas 2 anos morreu três dias após ter sido detido com sua mãe próximo à ponte internacional de Paso do Norte, que separa a cidade americana El Paso da mexicana Cuidad Juárez.

Da FSP