Mourão desagrada ao criticar o golpista Guaidó, da Venezuela

Todos os posts, Últimas notícias

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta 5ª feira (2.mai.2019) que o presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, “não tomou a melhor decisão” ao convocar atos contra o presidente Nicolás Maduro na 3ª (30.abr).

“A gente não sabe os dados que ele tinha para ter tomado a decisão. Olhando agora a gente julga que não foi a melhor, mas é o processo que está acontecendo na Venezuela”, disse a jornalistas no Palácio do Planalto.

No entanto, o vice-presidente disse que não sabe das motivações de Guaidó ao insuflar as manifestações na Venezuela:

“Não estou no sapato dele, não sei qual os dados que ele tinha para tomar essa decisão que ele tomou. A gente especula, não sei se ele estava com medo de ser preso, se alguns elementos das Forças Armadas tinham prometido determinados apoios”.

Guaidó convocou na 3ª feira as Forças Armadas e a população para apoiar a fase final da chamada Operação Liberdade, com o objetivo de retirar Nicolás Maduro do poder.

O general não quis comentar o fato do presidente Jair Bolsonaro ter condecorado o escritor Olavo de Carvalho com a Ordem do Rio Branco no grau de Grã-Cruz. “Parabéns a todos que receberam a condecoração. Não vou exprimir opiniões pessoais”.

Mourão também recebeu a mesma homenagem. A cerimônia de entrega será na 6ª (3.mai) na sede do Itamaraty.

Os filhos do presidente, senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), receberam a Ordem do Rio Branco no grau de Grande Oficial, grau abaixo da homenagem de Mourão e Olavo.

Ao falar sobre Bolsonaro ter escolhido os filhos, o vice-presidente afirmou que a decisão é do Itamaraty. “É uma coisa pro forma. O presidente, apesar de ser o chanceler da Ordem, ele chancela aquilo que o Itamaraty manda”.

De Poder 360