PIB recua 0,2% e mostra economia estagnada do governo Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Os primeiros três meses do governo do presidente Jair Bolsonaro foram marcados pela economia estagnada.

O IBGE informou nesta quinta-feira (30) que o PIB contraiu 0,2% de janeiro a março, ante o 4º trimestre de 2018, confirmando o quadro de letargia que vem sendo descrito por economistas.

É o primeiro resultado no vermelho após dois anos (oito trimestres) seguidos de recuperação da atividade, ainda que com desempenho fraco. O PIB crescera 1,1% em 2017 e em 2018, após mergulhar 7,6% em 2015 e 2016.

No último trimestre de 2018, o desempenho foi de 0,1% e não houve revisão.

Pesquisa da agência Bloomberg indicava que a maior parte dos entrevistados projetava que o PIB recuaria 0,2% no primeiro trimestre.

Já em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a economia teve uma leve alta de 0,5%. Os analistas entrevistados pela Bloomberg previam uma alta igual.

O PIB neste início de 2019 ficou no negativo em seus principais componentes, quando comparado ao retrato do último trimestre do ano passado.

A indústria encolheu 0,7%, puxada pelo declínio do setor extrativo, após o desastre ambiental de Brumadinho, onde uma antiga barragem de dejetos minerais mantida pela Vale se rompeu e paralisou a produção de minério de ferro.

A agropecuária retraiu 0,5%, com a quebra de safra da soja, a mais importante lavoura do país, devido à seca atípica no Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul.

A crise econômica na Argentina também contribuiu para a retração da economia. As exportações recuaram 1,9% no primeiro trimestre, em relação ao fim do ano passado. Já as importações, subiram 0,5%.

Em comparação com o início de 2018, as exportações apresentaram sinal positivo, com alta de 1% e as importações, afetadas pela atividade interna fraca, recuaram 2,5%.

Já os serviços registraram uma leva alta de 0,2%, contidos pelo elevado desemprego.

Em relação ao início de 2018, a indústria e a agropecuária também encolheram 1,1% e 0,1%, respectivamente. E os serviços subiram 1,2%.

Nenhum dos indicadores da demanda também demonstrou dinamismo que pudesse apontar uma saída para o marasmo.

Em relação ao 4º trimestre, o consumo das famílias subiu 0,3% e os gastos do governo, 0,4%.

A pior informação trazida pelo IBGE, porém, aparece no investimento, cujos números ainda deixam claro que a atividade está distante da retomada. Eles caíram 1,7% em relação ao fim do ano ano passado.

Além do desastre ambiental de Brumadinho, economistas vêm apontando os efeitos da baixa confiança.

A eleição de Bolsonaro havia recobrado os ânimos de empresários e consumidores, mas os índices voltaram a recuar em março e abril, com a piora da crise política. Sem confiança, não há investimento.

Em comparação com o início de 2018, os indicadores que acompanham a demanda também tiveram desempenho insatisfatório.

O consumo das famílias subiu 1,3% e os gastos do governo oscilaram 0,1%. O investimento marcou 0,9%.

Os números desta quinta-feira eram esperados com certa ansiedade por analistas, que já anteveem dificuldades para a economia também no segundo trimestre.

Os primeiros dados de abril, sobre a confiança, apontam para uma atividade mais fraca. São resposta às incertezas provocadas pelo desarranjo político do governo Jair Bolsonaro, incapaz de organizar a relação com o Congresso Nacional.

Para economistas, a aprovação da reforma da Previdência é fundamental para limpar o horizonte no médio e longo prazo, garantindo a sustentabilidade das contas do governo, em deficit desde 2014. O temor é que, sem moderar a evolução dos gastos, o governo sancione uma escalada inflacionária.

Investidores do mercado financeiro costumam antecipar estes movimentos, uma das razões da alta do dólar e da desvalorização da Bolsa nas últimas semanas.

A incerteza sobre a solvência do Estado está produzindo a mais lenta reação da economia da história, o que levou analistas a discutirem se o PIB está em depressão —um estágio mais grave de crise econômica.

O debate foi levantado pela equipe do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, que analisou o comportamento decepcionante da renda dos brasileiros após o mergulho na recessão em 2014.

Boa parte dos analistas ainda tem como diagnóstico uma economia estagnada, porém sob risco crescente de nova recessão, o que debilitaria ainda mais o emprego e a renda.

Da FSP