Presidente nobre e educado é outra coisa! Marcelo Rebelo, de Portugal, parabeniza Chico Buarque, em site

Todos os posts, Últimas notícias

Até agora, do governo brasileiro, nenhum comunicado oficial sobre o orgulho da nação em ter um artista vencedor do grande Prêmio Camões.

Por que diante de tanta aberração em todos os âmbitos do governo e da vida da nação haveria de ser diferente agora?
Um presidente que extinguiu o Ministério da Cultura se cala porque não tem nada para dizer.

Enquanto isso, nos enchemos de inveja ao entrar na página da Presidência da República de Portugal. Visitas a museus e
exposições têm destaque e são, de fato, grande prazer para um homem culto e bem intencionado como Marcelo Rebelo. Na abertura da mesma página, está a parabenização do presidente ao “extraordinário escritor de canções, um dos maiores da língua portuguesa”, depois de citar alguns dos livros escritos por Chico Buarque. É bem capaz que o presidente de Portugal tenha lido mesmo Leite Derramado, Estorvo, Budapeste. Já Jair…

Enquanto isso, Bolsonaro continua calado e seu guru nefasto, Olavo de Carvalho, tira chacota com um prêmio o qual ele
jamais receberia porque mediocridade é o que melhor define sua trajetória profissional e pessoal.

Irá Bolsonaro entregar o prêmio para o grande Chico, amigo de Lula? É comum que chefes de estado manifestem-se publicamente sobre o orgulho de pertencer à mesma nação do vencedor. Dilma Rousseff foi além, em 2013, e entregou, em Portugal, o prêmio do moçambicano Mia Couto.

Mas desde o golpe, somos só vergonha! Em 2017, Raduan Nassar foi premiado pelo ministro da cultura de então, Roberto
Freire, e os discursos de embate beiraram o desrespeito e causaram mais que revolta. Vergonha dessa gente golpista que não reconhece o valor da arte e ofende um país com sua ignorância e truculência.

Senhor Marcelo Rebelo, poupe Chico de qualquer constrangimento, e ofereça vossa linda terra para homenageá-lo com o nobre Camões. Proteja nosso artista do silêncio da mediocridade ou do discurso falso e constrangedor.  Nós, brasileiros, agradecemos imensamente.

Roberta Bencini

 

Abaixo, o texto publicado no site da Presidência da República de Portugal.

Presidente da República felicita Chico Buarque pela atribuição do Prémio Camões

“Felicitando o vencedor do Prémio Camões 2019, Chico Buarque, felicito também o júri que, por unanimidade, lhe concedeu esta distinção, reconhecendo o romancista de Estorvo ou Budapeste, o dramaturgo e argumentista, mas naturalmente também o extraordinário escritor de canções, um dos maiores da língua portuguesa.

Por um lado, entendeu o júri, na continuidade de uma marcante decisão da Academia Sueca, dar à canção, género ancestralmente ligado à poesia, um estatuto de dignidade literária. Premiar “letristas” pode ser sujeito a discussão, mas premiar Chico Buarque só pode ser unânime, porque, tal como Bob Dylan para a língua inglesa, as canções de Chico traduzem um profundo conhecimento da tradição poética e um alargamento das fronteiras da linguagem musicada, trazendo um grau de sofisticação inédito à música que se diz, e bem, popular.

Por outro lado, a obra de Chico Buarque, conquistou, ao longo de várias gerações, um incomparável respeito e emoção no mundo lusófono, nomeadamente pelos seus empáticos retratos femininos, pela afinidade com os bons malandros, pelo empenhamento político, pelo amor ao Rio de Janeiro e ao Brasil, pelo trabalho sobre uma língua que, atravessando tanto mar, nos une.

Marcelo Rebelo de Sousa”