Site que convocava protestos e disseminava mentiras assume verdadeira posição

Sem categoria

“A verdade você encontra aqui” é o mote do site Gazeta Informante, que ganhou visibilidade nas redes sociais na semana passada ao publicar textos que destacavam a adesão de diversas categorias às manifestações pró-governo que ocorreram no domingo (26).

No entanto, depois de conseguir mais de 115 mil compartilhamentos no Facebook com boatos – os textos traziam informações vagas e muitas não passíveis de checagens –, o portal assumiu de vez o perfil de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Agora, com o nome Gays com Bolsonaro, a página tem como lema “Desde 1970 recebendo de braços abertos muitos LGBT+ Conservadores de Direita”.

O site mantém o mesmo endereço de quando foi criado, em 26 de março deste ano, e, depois da mudança de nome, publicou apenas um texto. Em seus dois meses de vida como Gazeta Informante, no entanto, textos de sites satíricos foram replicados sem que fosse informado que o conteúdo era falso, e materiais foram publicados com títulos inflamados e sem indicação de fontes ou mesmo informações confiáveis.

Uma das publicações, inclusive, foi checada por Aos Fatos na semana passada. Segundo o site, policiais de 12 estados iriam paralisar suas atividades para participar das manifestações do dia 26. A informação, compartilhada cerca de 5.000 vezes, não procedia: contatadas no dia 21, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, citadas na reportagem, afirmaram não ter conhecimento de nenhuma paralisação da categoria. Analisando a cobertura noticiosa do último domingo (26), pode-se confirmar que nenhuma das informações era verdadeira, e tinha como único propósito estimular a participação e inflar os protestos.

A autoria do portal também não é identificada, mas, em buscas pelo código-fonte, Aos Fatos descobriu que ele está vinculado a perfis de Luiz Henrique Zucker, youtuber e administrador do perfil do Facebook OGay de Direita, que teve sua primeira publicação em janeiro de 2017.

Ao Aos Fatos, Luiz Henrique confirmou que é o autor da página e que copiou informações de outros sites, mas, segundo ele, sempre com o crédito da fonte. Na mesma mensagem (veja a íntegra aqui), porém, afirmou que “algumas [postagens] ficavam sem fonte, por esse motivo acabamos retirando do ar todas essas e ainda estamos nesse processo de exclusão de algumas matérias como essa”.

Ainda usando o nome Gazeta Informante, o site postou nove notícias a respeito de Luiz Henrique, que é citado em terceira pessoa e sempre apresentado como ‘O Gay de Direita’, dando a impressão de que ele não seria o autor dos conteúdos. Em geral, os textos tentam passar o entendimento de que as interações com o jovem são espontâneas e ancoradas em fatos jornalísticos reais. Ao procurar pela autoria das publicações do Gazeta Informante, no entanto, Aos Fatos verificou que todas elas foram escritas pelo usuário “ogaydedireitaoficial”.

Um dos conteúdos postados pelo site é um artigo que traz opiniões elogiosas sobre o jovem, “conhecido publicamente no país e ganhador de um prêmio municipal por ser o primeiro homossexual a apoiar o presidente da República Jair Bolsonaro”. Outros textos, como o post publicado nesta quarta-feira (29), discutem suspensões de sua página no Facebook e ataques supostamente desferidos contra ele pela mídia.

Na descrição de seu canal do YouTube, criado em 21 de janeiro deste ano, Luiz Henrique diz ser “apoiador de Bolsonaro, família e cia. Não faz parte de movimento nenhum como por exemplo LGBT. Tem 20 anos de idade”. O apoio ao governo pode ser conferido também em suas publicações no Facebook. Em foto de perfil publicada em outubro de 2018 com o filtro “Presidente Bolsonaro 17”, Luiz Henrique diz que cansou “de viver nesse governo corrupto e ladrão” e que “a partir de agora teremos uma evolução enorme com nosso maior e mais precioso presidente #Bolsonaro17”.

De Aos Fatos