Anistia Internacional alerta Macri sobre “retórica hostil aos Direito Humanos” de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

A Anistia Internacional enviou uma carta ao presidente Mauricio Macri, através de seu escritório em Buenos Aires, para alertá-lo a respeito de uma série de “preocupantes” situações e políticas impulsadas no Brasil em matéria de direitos humanos, adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro que visitará a Casa Rosada nesta quinta-feira (6).

O objetivo da carta foi o de formalizar o pedido para que o mandatário argentino mencione os problemas existentes no Brasil durante o encontro que os dois terão esta tarde. A diretora da Anistia Internacional em Buenos Aires, Mariela Belski, considera que Bolsonaro possui “uma retórica hostil aos direitos humanos, estimulando a proliferação de discursos de ódio, polarizando a sociedade e legitimando várias violações aos direitos humanos”.

Outra questão preocupante para a organização, segundo a carta entregue a Macri, é a das políticas de Bolsonaro de facilitação do acesso às armas de fogo. O texto diz que “o aumento da circulação das armas de fogo está diretamente relacionado ao crescimento da criminalidade e da insegurança”, além de contribuir com “a letalidade das ações da polícia”.

Finalmente, a carta pede a Macri que inclua nas conversas entre ambos a preocupação por “certas medidas que atentam contra os direitos à verdade, justiça e reparação das vítimas de delitos cometidos pelo Estado durante o regime militar brasileiro (1964-1985)”, e recorda que Bolsonaro costuma fazer apologias à ditadura em seu país, além de ter sido um crítico ferrenho do trabalho da Comissão Nacional da Verdade. Também pede que conscientize o colega brasileiros sobre suas “tentativas de intromissão indevida no trabalho das organizações da sociedade civil que operam no Brasil”.