Após ação de Flávio Bolsonaro, TJ do Rio veta artistas de rua no metrô

Todos os posts, Últimas notícias

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.120, que regulamenta performances artísticas em estações de barcas, trem e metrô. A decisão foi divulgada nessa segunda-feira (24/06/2019), após uma ação movida em 2018 pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL), que agora é senador.

De acordo com o magistrado, manifestações culturais não podem prejudicar o sossego, o conforto e a segurança dos usuários de transporte público. “A cada um cabe escolher, de acordo com os seus valores e convicções, que tipo de arte e em que momento pretende assisti-la, não sendo razoável ou proporcional qualquer imposição”, escreveu o desembargador Nagib Slaibi Filho, no acórdão.

O artigo 4º, parágrafo 3º da Lei nº 8.120, sobre a qual o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) moveu ação direta de inconstitucionalidade, permitia que a realização de performances artísticas no interior das embarcações e dos vagões fosse regulamentada pelo Poder Executivo, após ouvir os artistas.

De acordo com o parlamentar, as apresentações de artistas de rua nos veículos poderiam representar risco para segurança, além de incomodar o bem-estar dos passageiros.

Do Metrópoles