Bolsonaro diz que não vê problema em reforma da Previdência atrasar por causa das festas juninas

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Jair Bolsonaro disse que não vê problema caso a Câmara atrase por alguns dias a votação da reforma da Previdência . Líderes partidários reconheceram nos últimos dias dificuldades de votar a reforma na Comissão Especial na próxima semana porque, neste período de festas juninas, muitos parlamentares se ausentam de Brasília.

– Na minha experiência de parlamentar, festa junina, geralmente o parlamentar fica em seu estado, é quase uma festa religiosa isso aí. Atrasar uma semana não tem problema não. Toca o barco aí – disse Bolsonaro, depois de participar de um almoço no Ministério da Defesa.

Depois de criar uma nova regra de transição para beneficiar servidores públicos e trabalhadores do INSS, o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), disse que estuda dar um alívio a deputados e senadores na proposta que tramita no Congresso. Moreira deverá estender aos parlamentares o novo modelo de transição criado para servidores, com exigência de idade mínima menor do que na proposta original do governo para ter direito a se aposentar por valor acima do teto do INSS (R$ 5.839).

Ele também descartou reincluir a capitalização no seu parecer.Segundo ele, não há ambiente político para discutir, ao mesmo tempo, mudanças no sistema atual e um novo modelo previdenciário para o país, como de capitalização, no qual os trabalhadores poupam para própria aposentadoria.

De O Globo