Bolsonaro revela sua incompetência nas propostas que envia ao Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

As besteiras fabricadas pelo governo para tapear sua incompetência indicam mentes freudianamente dominadas pela pulsão de morte. O que dizer de um presidente que manda ao Congresso um projeto de lei para eliminar o exame toxicológico para motoristas de caminhões, vans e ônibus e desobrigar o uso de cadeirinhas para crianças nos bancos de carros? No primeiro caso, até se entende que Bolsonaro viva num filme de ficção pós-apocalíptica e queria criar uma milícia de doidões sobre rodas. No segundo, só chamando a claque bolsonarista para explicar.

Outras ações desastradas envolvem as áreas da diplomacia, educação e ciência, vítimas de um corte de verbas que não disfarça o revanchismo ideológico. Enquanto isso, o presidente pode gastar à vontade: R$ 7 milhões na compra de carros blindados para atender sua família.

A maioria das medidas integra a estratégia de desviar a atenção do que realmente importa: a política do estrago. O meio ambiente se encaixa na categoria promessa de campanha. A qual se confirmou com a nomeação de um ministro condenado num processo sobre alteração de mapas da várzea do rio Tietê para beneficiar uma empresa mineradora.

Nos primeiros cinco meses de governo, o número de multas aplicadas pelo Ibama por desmatamento ilegal foi o mais baixo em 11 anos. Não espanta, já que o presidente —que quer desmantelar o Código Florestal— adota o chavão de que existe uma “indústria de multas” no país.

Com Bolsonaro, a média mensal de liberação de agrotóxicos é três vezes maior do que a de 2009 a 2015. Abriram-se as porteiras para 169 venenos, usados em larga escala na agricultura. A ministra da pasta, Tereza Cristina, ao contrário de alguns colegas, é eficiente. E discreta. A musa do veneno —distinção que ganhou da bancada ruralista— não aparece nas redes sociais comendo chocolatinho nem dedurando lésbicas em desenhos da Disney.

Alvaro Costa e Silva
Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de “Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro”.

Da FSP