Carminha diz que aceita “mudar de ideia” sobre Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Simpatizantes e odiadores de Lula ficaram, respectivamente, desalentados e eufóricos após a Segunda Turma do STF ter negado habeas corpus ao ex-presidente pela apertada margem de 3 a 2. Tanto uns quanto outros se precipitaram, como mostra importantíssima reportagem da Folha de SP que acaba de ser publicada. Anote aí: o jogo vai mudar.

Se odiadores e apoiadores de Lula acompanhassem o incrível trabalho do jornalista Gleen Greenwald no Intercept com a mesma atenção com que os ministros do Supremo estão acompanhando, talvez os primeiros não ficariam tão eufóricos e os segundos, tão desolados. É o que mostra reportagem dos repórteres Thais Arbex e Reynaldo Turollo Jr. na Folha de SP.

 

Segundo essa reportagem:

“A defesa e os aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saíram do STF (…) com a impressão de que houve uma mudança de cenário na corte (…) mesmo com a decisão de manter o petista na prisão (…)

A maioria dos ministros (…) deu sinais de que há dúvidas sobre a imparcialidade do (…) Sergio Moro.

(…)

Os ministros indicaram que o caso mudou de patamar depois que o site The Intercept Brasil divulgou diálogos entre Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

(…)

O julgamento da suspeição [de Moro será] retomado nos primeiros dias de agosto.

(…)

A avaliação [dos ministros do STF] é a de que, neste mês de recesso, surjam novas conversas entre Moro e a linha de frente da Lava Jato que possam corroborar o que alegam os advogados do ex-presidente.

(…)

Nos minutos finais da sessão (…), a ministra Cármen Lúcia falou (…):

 “É bom que se lembre que, mesmo o ministro relator [Edson Fachin] e eu, que já votei no mérito o acompanhando inicialmente, estamos abertos —pelo menos eu estou aberta— porque o julgamento não acabou, e o acervo que pode ser trazido ainda com comprovações posteriores não impede o uso de instrumentos constitucionais e processuais para a garantia dos direitos do paciente [Lula]”.

Além de tudo o que disse Cármen Lúcia, Celso de Mello, que decidiu a votação do HC de Lula disse que tudo pode mudar quando for julgada a suspeição de Moro.

Devido à pressão e a um presumível “risco” que o STF viu em comprar a briga da libertação de Lula, decidiu esperar novas denúncias do Intercept. Nesse aspecto, vale rever o que Gleen Greenwald respondeu a uma deputada Bolsonarista que o desafiou a apresentar áudios e vídeos de Moro, ao que ele respondeu que ela se arrependerá de ter pedido isso…

Glenn sabe o que diz, já avisou que tem muito mais material e, por segurança, a ministra mais antipetista do STF já deixou a porta aberta para “OS PRIMEIROS DIAS DE AGOSTO”. Desse modo, tanto os desalentados quanto os eufóricos de hoje não perdem por esperar. Uns serão redimidos e os outros vão se arrepender de terem apostado na mentira.

Confira a reportagem em vídeo