Caso Moro-Dallagnol é como juiz de fla-flu combinar estratégia com Flamengo

Opinião do blog, Todos os posts, Últimas notícias

Por Eduardo Guimarães

***

Deveria ser — e é — muito simples entender por que é imoral que o ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro e o procurador do MPF Deltan Dallagnol tenham combinado estratégia para prenderem Lula e impedirem que Haddad vencesse a eleição presidencial de 2018. Mas não é, para alguns…

Não pense em política, pense em você mesmo. Suponha que, na empresa em que você trabalha, alguém cometa um roubo e coloque a culpa em você. Agora imagine que você terá que enfrentar um processo penal para limpar o seu nome e não ir para a cadeia: você gostaria de ser julgado por um juiz que se reúna com o promotor público que irá lhe acusar para combinarem como lhe prender ou gostaria de ser julgado por um juiz imparcial?

A extrema-direita bolsonarista tenta confundir as pessoas dizendo que os fatos apurados pelo site Intercept Brasil equivalem a juiz e promotor “combinarem como encarcerar corruptos”…

Estúpidos, os que dizem isso não sabem o significado de Estado Democrático de Direito. São incapazes de refletir que todos, segundo a Constituição, têm direito a um julgamento justo.

Mas como pode haver um julgamento justo se o seu acusador e o juiz que irá lhe julgar estiverem mancomunados para condená-lo à revelia de provas?

Ok, é preciso pensar um pouco para chegar a uma conclusão como essa. Então, para as mentes simples dos fascistas é preciso usar uma analogia que qualquer criança possa entender.

O que você acharia de um jogo de futebol entre Flamengo e Fluminense (fla-flu) em que o juiz da partida mantivesse contatos secretos com um dos times com a finalidade de prejudicar o outro?

Pois é exatamente isso o que aconteceu quando o então juiz Sérgio Moro e o procurador/promotor Deltan Dallagnol combinaram secretamente, em troca de mensagens por celular, como fazer para condenar Lula – sem provas.

Essa escassez de provas fica clara na troca de mensagens entre eles revelada pelo site Intercept Brasil. E a comparação com juiz de um fla-flu talvez abra a mente dos menos inteligentes…

Será?