Diretoria do Inep responsável pelo Enem está sem comando

Todos os posts, Últimas notícias

A diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep está sem comando. A exoneração do diretor Francisco Vieira Garonce foi publicada nesta quarta-feira 5 no Diário Oficial com data retroativa de 22 de maio. Entre outras atribuições, a diretoria é responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Garonce ficou menos de um mês no cargo – ele assumiu a diretoria de Avaliação Básica no dia 17 de maio, indicado, segundo o jornal O Globo, pelo então presidente do Inep, Elmer Vicenzi.

Na dança das cadeiras que ronda o Ministério da Educação desde o início do governo Bolsonaro, Vicenzi foi o terceiro presidente do Inep, hoje sob o comando de Alexandre Lopes.

Antes de Garonce assumir o posto, em 17 de abril, a diretoria ficou sem comando por quase um mês, quando o então diretor Paulo César Teixeira pediu demissão, em 27 de março.

Com pouco mais de cinco milhões de adesões, o Enem 2019 teve o menor número de inscritos desde 2010 – uma queda de 7,5% em comparação com 2018 e de 41% em relação a 2014, o ano com a maior adesão.

Da Carta Capital