Embraer, vendida por Bolsonaro, cria sistema em parceria com a Amazon

Todos os posts, Últimas notícias

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (19) no 53º Salão Aéreo Internacional de Paris o lançamento de sua plataforma de análise de dados, IKON, que também é um sistema de nuvem para capturar, armazenar e analisar uma grande quantidade de informações úteis para a manutenção preditiva das aeronaves E-Jets.

O novo sistema é completamente baseado no serviço de nuvem da Amazon e foi desenvolvido pela Embraer, contando com o apoio de seus fornecedores, AWS ProServe e Claranet, através de tecnologias que proporcionarão 96% de ganhos em termos de produtividade na análise e processamento de dados das aeronaves.

A empresa criou a aeronave E2 com o objetivo de atingir 99% de confiabilidade programada no primeiro ano de operação e alcançou 98,94%, em parte graças à plataforma IKON.

Anteriormente, Bordais havia informado que o sistema baseado na nuvem torna o armazenamento e a análise dos dados menos dispendiosos e mais rápidos, pois os dados podem ser entregues decodificados, permitindo sua avaliação de desempenho de forma eficiente.

O diretor ainda afirma que o novo sistema apresentou uma produtividade de 96%, permitindo que a empresa analisasse 3.000 voos da frota em apenas quatro horas, o que é um grande progresso, já que anteriormente a Embraer seria capaz de analisar apenas 20% dos dados.

Apesar de a empresa estar focada no sistema de manutenção preditiva da aeronave E2, a flexibilidade da plataforma permitirá sua utilização em outras funções analíticas, como gerenciamento do histórico de análises financeiras.

O serviço de nuvem da Amazon fornece ferramentas de segurança, poder de processamento e análise, baseado no pagamento por utilização.

Vale destacar que recentemente a Embraer recebeu simultaneamente a certificação das agências de aviação civil ANAC, EASA e FAA para suas aeronaves E190-E2 e E195-E2.

Do Sputnik