Estudantes da maior universidade particular do país fazem ato contra sucateamento do ensino

Todos os posts, Últimas notícias

Estudantes da Universidade Nove de Julho (Uninove) se reuniram na manhã desta quarta-feira (26) em frente à unidade Barra Funda da instituição de ensino para protestar contra o aumento da carga horária baseada em ensino à distância (EAD) e a demissão de aproximadamente 30 professores em cursos da área de humanas.

Ouvidos pela reportagem, os manifestantes argumentaram que as mudanças vão diminuir a qualidade de ensino nos cursos afetados e aprofundar um processo de precarização que já vinha ocorrendo nos últimos anos.

“Nós estamos nos organizando contra a precarização do ensino, porque a Universidade essa semana demitiu em massa professores dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social, História, Letras, Biomedicina. “Nossos cursos passaram a ser semi-presenciais, [mas] o valor da mensalidade ainda é de um curso presencial, e nós nos sentimos muito lesados. Quando assinamos o contrato da mensalidade, não foi informado que seria dessa forma”, afirmou Tayná Wine, de 22 anos, que cursa direito na Uninove e é membro da União Estadual dos Estudantes (UEE).

No dia 28 de dezembro do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) editou a portaria no 1.428, que permitiu às universidades públicas e privadas ampliar em até 40% a parcela das grades curriculares oferecidas à distância.

Para Estelita Florentino, estudante do curso de história na Uninove, a portaria abriu caminho para o sucateamento dos cursos: “Com essa nova portaria, eles estão acelerando a precarização. Nosso ensino sempre foi precário, na Uninove não é diferente. Só que a gente vê que hoje que eles estão acelerando essa precarização. Quando você coloca 40% de EAD, é menos professores em sala de aula, é menos aprendizado em sala de aula, e mais pela internet. É uma coisa que a gente vê que não é efetiva”.

Precarização, corte de bolsas e aumento das mensalidades

Alunos ouvidos pelo Brasil de Fato também reclamaram que a Uninove tem cortando bolsas e, ao mesmo tempo, aumentado o valor de mensalidades.

“Desde o semestre passado, eles vinham tirando os professores de cena. Tinha um ambulatório da faculdade de serviço social, do qual foram retirados professores e alunos”, afirmou Linda Cristina Santana, recém-formada no curso de Serviço Social.

“Além dessas modificações de agora, houve corte de bolsas do Escola da Família [programa do governo federal]”, contou Marcela da Silva, atualmente no 5º semestre do curso de Serviço Social. “Eu, por exemplo, não sei como vou fazer. Eu sustento a minha casa. Tem gente da minha sala desesperado, que vai trancar porque nem com desconto vai conseguir [permanecer no curso]”.

Mesmo já formada, a também estudante de Serviço Social Júlia Antonia decidiu se somar à manifestação dos alunos em frente ao seu antigo local de estudo. Como motivo, ela relata o aumento abusivo de mensalidades implementado pela universidade: “Tem gente da minha sala que pagava R$ 650 de mensalidade no sexto período. Agora [no] sétimo período, que é o último, foi para R$ 1000. A mensalidade sobe todo semestre. Mas o certo não era ser assim. No contrato que a gente tem, eles aumentariam 2%”.

Contexto nacional 

O diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) Iago Montalvão classificou o ato como “bem-sucedido”, e relatou que mobilizações assim têm ocorrido em muitas universidades pelo país.

“O que a gente vê é que as universidade privadas vêm sendo cada vez menos regulamentadas. Com esse novo governo, existe uma predisposição a liberar que o setor privado interfira na educação a seu bel prazer”, disse o estudante de economia.

“O próprio governo disse: não vamos investir em educação pública. Vamos ter liberdade do mercado, para que a iniciativa privada possa atuar. Isso faz com que essas universidades utilizem de manobras para reduzir seus custos. Uma dessas manobras é o 40% de disciplinas EAD obrigatórias. Então as universidade demitem professores e reduzem custos de aulas presenciais”, concluiu ele.

Um novo ato, dessa vez em frente à reitoria da Uninove, na unidade Vergueiro, deve ocorrer nos próximos dias, mas não tem data marcada.

De Brasil de Fato