Fake news: Imagens de suposto uso de drogas não foram feitas em protestos pela educação

Todos os posts, Últimas notícias

Circula pelas redes sociais uma montagem de fotos que mostra manifestantes com bonés da Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou camisetas da União da Juventude Socialista (UJS), supostamente fumando maconha. A legenda afirma que os registros foram feitos nos protestos em defesa da educação, em maio. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Começam as manifestações pela ‘educação’. Não esqueça seu baseado e o abadá da CUT. #Canalhas imundos.”

Legenda de montagem que, até as 15h do dia 4 de junho de 2019, tinha mais de 21 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

As imagens analisadas pela Lupa circulam na internet desde 2015. É falso, portanto, que essas estejam relacionadas às manifestações em defesa da educação que ocorreram nos dias 15 e 30 de maio de 2019.

Em 2015, ocorreram atos em defesa da então presidente Dilma Rousseff (PT), que já era alvo de pedidos de impeachment e acabou afastada da presidência em agosto de 2016. Uma pesquisa reversa de imagens no Google mostra que sites contrários aos protestos já exibiam a montagem com as quatro fotos naquele ano, acusando as pessoas retratadas de fumarem maconha.

Da Piauí