Ferramenta monitora votos de deputados para medir apoio do governo na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Durante o mandato de Bolsonaro, o Congresso votou de acordo com as orientações do governo 76% DAS VEZES, acima da taxa histórica de 75%.

Cada ponto (•) representa um deputado. Aqueles que votam mais de acordo com a orientação do governo ficam posicionados mais à direita (→) do gráfico. Quanto mais forte a cor do círculo, mais presente o deputado esteve em votações.

METODOLOGIA
O Basômetro mede o governismo dos deputados e partidos na Câmara. Para fazer isso, a ferramenta calcula quantos votos seguiram a orientação do líder do governo, percentualmente.

Consideramos que um voto a favor do governo é aquele que segue exatamente a orientação da liderança. Por exemplo, caso a indicação seja “sim”, apenas votos “sim” são considerados pró-situação. Todos os demais (“não”, “obstrução” ou “abstenção”) são considerados votos contra o governo.

Quando o governo não registra uma orientação e libera o posicionamento da bancada, os dados relacionados são descartados. Assim, as taxas de governismo e assiduidade dos parlamentares são calculadas levando em consideração apenas as votações em que o Executivo assumiu posição explicitamente.

Na ferramenta, são usadas informações disponibilizados pelo Portal de Dados Abertos da Câmara dos Deputados através da API (espécie de sistema que permite a automatização da coleta e publicação de dados) da instituição.

Foram feitas consultas para obter os resultados de cada uma das votações nominais que aconteceram na Câmara desde 1º de janeiro de 2003.

Entretanto, o banco de dados da Câmara atualmente se encontra incompleto: votações que são feitas por chamada não constam no sistema. Assim, foram adicionados manualmente os votos da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff e das duas acusações criminais contra Michel Temer.

O código fonte usado para a coleta e análise dos dados está disponível no GitHub do Estadão.

Do Estadão