Fiscal que depôs em defesa de Crivella em processo de impeachment é promovida

Todos os posts, Últimas notícias

A ex-fiscal de Atividades Econômicas Dalila de Brito Ferreira teve promoção publicada na manhã desta quarta-feira no Diário Oficial do Município. Ela depôs no processo de impeachment pela defesa do prefeito Marcelo Crivella. A servidora foi nomeada para exercer cargo na Comissão de Coordenadores da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, da Secretaria Municipal de Fazenda.

O novo cargo foi concedido pelo atual secretário da Casa Civil do município, Felipe Ribeiro Ramalho.

Durante o depoimento na Câmara a servidora destacou que, havendo constatado o princípio da vantajosidade para a Prefeitura na celebração dos contratos, havia previsão legal para sua prorrogação — corroborando o discurso da defesa.

Dalila ainda afirmou que considerou “estranho” o fiscal de renda, Fernando Lyra, apresentar a denúncia que originou abertura do processo de impeachment. Segundo ela, Lyra deveria ter discutido com a categoria a hipótese.

“A atuação do fiscal diante de uma possível irregularidade é a abertura de inquérito administrativo”, completou.

Ao se posicionar contrária a denúncia e atacar o denunciante, Dalila também confirmou, ao ser questionada, que enviou um ofício a Crivella informando que o ato de Lyra era “algo isolado, sem apoio” dos demais.

Procurada, a prefeitura ainda não respondeu sobre a diferença salarial entre os cargos.

Denunciado por irregularidades em contratos de publicidade, prefeito afirma que prorrogação de acordos visava reequilíbrio financeiro, mas não fez contas para confirmar situação.

Seguindo orientação de seu advogado e ignorando a comissão de impeachment, Marcelo Crivella não compareceu à Câmara do Rio para depor em sessão que ocorreria nesta quarta-feira (5). Nela, o prefeito se defenderia das denúncias de que é acusado no processo que pode culminar com seu afastamento.

Nota na íntegra da Secretaria municipal de Fazenda:

Em relação a nomeação da servidora Dalila Brito, para o cargo de coordenadora da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização ( CLF), a Secretaria Municipal de Fazenda esclarece que Dalila é servidora de carreira há 26 anos e, possui larga experiência na administração pública, já tendo ocupado, inclusive, o cargo de Secretária Municipal de Administração e presidente do Previ- Rio, entre outros. Na Fazenda, em 2009, a Fiscal de Atividades Econômicas foi a responsável pelo  projeto “Alvará Já” financiado pelo Banco Mundial, e que possibilitou a informatização do alvará no município do Rio.

 Acrescentamos ainda que a intenção do Secretário de Fazenda, Cesar Barbiero, de nomear a funcionária para o cargo é anterior a seu depoimento na Câmara e tem como objetivo modernizar ainda mais os processos de trabalho, aumentando a base de informatização da Coordenadoria, ampliando assim a cobertura fiscal da CLF.

Por fim, esclarecemos que a nomeação é inerente a carreira de fiscal de atividades econômicas da qual faz parte a servidora publica. Portanto, não representa, necessariamente, promoção, mas sim adequação na equipe.