Guerra de Bolsonaro à Educação choca o mundo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Todos sabem que a imagem do país no exterior vem piorando rápido após a posse de Bolsonaro, mas a guerra que ele declarou à Educação colocou essa desmoralização em outro patamar. As ameaças que o ministro da Educação faz a educadores, alunos e suas famílias constituem um golpe de misericórdia na imagem Brasil. Desse jeito, vamos falir.

Correu o mundo a imagem de manifestantes pró-Bolsonaro arrancando uma faixa onde se lia proposta de “Defesa da Educação”. A faixa estava afixada na fachada do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, classificou a ação como “inacreditável” em sua conta no Twitter.

Reportagens de  jornais do mundo inteiro estão noticiando a cruzada de Bolsonaro e do ministro da Educação, Abrahan Weintraub, contra o único instrumento que pode tirar o Brasil do buraco: a Educação.

Neste domingo, a Europa lerá no jornal espanhol El País a reportagem “Educação no Brasil vive clima de ditadura

O jornal acredita que esse medo de professores e alunos com relação às ameaças do MEC pode ter sido a causa da forte diminuição de público nas manifestações de quinta-feira, a favor da Educação.

Até por conta disso, a sociedade civil se levanta contra o governo Bolsonaro.

O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) José Geraldo de Sousa Júnior, com políticos e advogados, patrocina ação judicial contra o ministro da Educação Abraham Weintraub por incentivar que a população “denuncie” professores, servidores, alunos e pais que apoiarem manifestações contra o governo.

Já “A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão instaurou inquérito depois de o ministro divulgar nota ameaçando escolas, pais, alunos e professores que “estimularem e divulgarem protestos”. Segundo o MPF, a nota fere artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA e o artigo 5º da Constituição, que trata de liberdade de expressão.

Além disso, Weintraub terá que comparecer de novo à Câmara dos Deputados para explicar as ameaças que fez com vistas a esvaziar a manifestação dos Estudantes.

O que acontece com a imagem de um país em que o governo tira grandes quantidades de dinheiro da Educação e ameaça professores, instituições de ensino, estudantes e ATÉ os país destes?!!

A imagem a seguir fala por si mesma.

O dano à imagem do país vai nos prejudicar a todos porque nenhum país em que o governo ataca a Educação é considerado sério. Sem educar a população, um país não se civiliza, não tem trabalhadores qualificados, enfim, não tem futuro. Essa é a imagem que a guerrinha alucinada de Bolsonaro e Weintraub está enviando ao mundo sobre o Brasil.

Confira a matéria em vídeo