Juiz diz que laranjas do psl colocam processo eleitoral sob suspeita

Todos os posts, Últimas notícias

Na decisão que autorizou as prisões da segunda fase da operação Sufrágio Ostentação, nesta quinta-feira (27), o juiz eleitoral Renan Machado disse que as suspeitas de candidaturas laranjas (de fachada) no PSL, se confirmadas, “atentam contra a lisura do processo democrático”.

Entre os presos na operação está Mateus Von Rondon, assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A investigação da Polícia Federal é sobre a suspeita de que o PSL de Minas Gerais, presidido pelo ministro na época da eleição, usou métodos ilegais para desviar dinheiro de candidaturas de mulheres para outros candidatos ou para “proveito próprio” do partido.

A TV Globo teve acesso à decisão de Machado. “Oportuno notar a gravidade do delito, se comprovada a sua prática, pois atenta contra a lisura do processo democrático de escolha dos representantes eleitos, um dos fundamentos da soberania popular”, escreveu o juiz.

Machado destacou ainda que as prisões – como a do assessor especial do ministro – foram necessárias para a efetividade das apurações.

De acordo com o juiz, “vale destacar que, sendo os envolvidos um grupo político organizado, previsíveis obstruções somente serão evitadas instrumentando a investigação com eficiência”.

Ele ressaltou que “também merece registro que há dois relatos de ameaça ou intimidação, evidenciando o potencial dos investigados prejudicarem a instrução criminal”.

Sobre Mateus Von Rondon, o juiz disse que ele atuava como o “elo entre PSL e as gráficas” investigadas na operação.

O juiz registrou que, em buscas anteriores, em abril, a Polícia Federal não encontrou nas gráficas ordens de serviço para produzir material de campanha para quatro candidatas, o que reforça os indícios de “candidaturas de fachada”, feitas somente para receber dinheiro do Fundo Partidário que, em seguida, seria devolvido ao PSL.

Em nota, a defesa de Von Rondon disse que ele sempre teve bons antecedentes e que, por isso, o pedido de prisão causou “estranheza” (veja a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Machado ressaltou que é “viável inferir que as gráficas pouco ou nada produziram de material de campanha para as candidatas Lilian Bernardino, Camila Fernandes Rosa, Naftali Tamar e Débora Gomes”.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os partidos devem destinar 30% do recursos do Fundo Partidário para candidaturas femininas nas eleições de 2018.

Veja a íntegra da nota da defesa de Mateus Von Rondon:

Importante esclarecer que Mateus Von Rondon tem bons antecedentes, residência e trabalho fixos, sempre esteve à disposição da Justiça e, por isso, o pedido de prisão temporária com a finalidade única e exclusiva dele prestar depoimento causou estranheza. Todos os esclarecimentos já foram dados às autoridades competentes, razão pela qual a defesa entrou com pedido de soltura ontem (quinta-feira, 27-06) e aguarda decisão favorável com a confiança na correção, imparcialidade e competência da Justiça.

Do G1