Mercado manda avisar: Lula solto não abalará a economia

Todos os posts, Últimas notícias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é visto por investidores internacionais como uma “notícia velha” na política brasileira, e um possível movimento para soltá-lo após os vazamentos envolvendo o ex-juiz Sergio Moro não cria tensão no mercado financeiro, diz uma reportagem publicada no site da revista de economia Forbes.

“O mercado não está preocupado com o aumento da força do movimento ‘Lula livre”‘, diz a revista. Segundo a publicação, investidores dizem que a avaliação que fazem do Brasil não depende mais da situação do ex-presidente.

Parte da explicação para isso, diz o texto, é que ainda há outros casos de corrupção contra Lula que devem ser julgados no futuro, o que faz com que ele não seja visto como um “perigo” e torna a possibilidade de ele ser solto “remota”.

Segundo investidores ouvidos pela revista, o foco do mercado não é a disputa relacionada ao vazamento de conversas de Moro ou o futuro de Lula, mas a reforma da Previdência, crescimento econômico e taxas de juros.

Na avaliação do mercado, diz a reportagem, o pior cenário relacionado aos vazamentos é um aumento de disputas que atrapalhe o avanço das reformas econômicas em discussão no país.

De UOL