Moro elogia texto que acha prisão de Lula ilegal

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Ao depor no Senado, Sergio Moro citou várias vezes o professor norte-americano Matthew Stephenson (Harvard) por ter escrito artigo em que diz que pode ter exagerado ao chamar de escandalosas as revelações do Intercept. Mas talvez Moro não tenha lido o texto direito. O professor também diz que a condenação de Lula é duvidosa.

A oitiva de Moro no Senado transcorreu mais ou menos dentro do que se esperava.

Os senadores governistas tentavam carimbar como “inimigos do combate à corrupção” os que queriam que Moro esclarecesse seu envolvimento com a acusação de Lula, orientando procuradores do MP sobre como deveriam agir para melhor acusar o ex-presidente. Já os oposicionistas faziam perguntas a Moro cujas respostas podem complicá-lo lá na frente.

Claro que como os governistas são maioria no Senado, prevaleceu o contingente dos que não foram lá para que Moro respondesse sobre as acusações que pesam contra si, mas para blindar o ex-juiz contra essas acusações. Ainda assim,

Moro passou a audiência toda respondendo aos questionamentos dos senadores que estavam lá para obter respostas com meia dúzia de mantras (frases feitas) como a que exaltava artigo de um professor da universidade norte americana de Harvard que em um primeiro momento considerou escandalosas as denúncias contra o ex-juiz e, depois, disse que pode ter exagerado.

O artigo em questão foi escrito pelo professor de Harvard Matthew Stephenson sob o título “O incrível escândalo que

Porém, o ex-juiz parece não ter lido o artigo todo, se é que passou do título. Porque o texto está longe de dizer que não há gravidade nas denúncias contra o ex-juiz.

O Blog da Cidadania examinou o artigo inteirinho, de ponta a ponta, e o professor Stephenson está longe de dizer o que Moro pensa. Ele apenas externou dúvidas sobre a culpa do ex-juiz ser tão grande e, assim mesmo, reconheceu o tempo todo seu profundo desconhecimento sobre as leis brasileiras, dizendo que esse desconhecimento interfere em seu julgamento.

Contudo, o professor de Harvard diz uma frase que Moro certamente não leu. E como essa frase figura no comecinho do texto, isso induz à crença de que o ex-juiz pode não ter lido nada além do título chamativo do artigo. Stephenson diz que “a condenação de Lula no caso do tríplex “Foi e continua sendo controversa”

Para quem não sabe, controverso é algo duvidoso. Ou seja, a condenação de Lula aparece no texto que Moro apoia como sendo duvidosa. E se a condenação é duvidosa a culpa de Lula também é. E se há dúvida sobre a culpa de um réu, o bom Direito exige que esse réu seja inocentado. E Lula está na cadeia…

Além disso, segundo o próprio Glenn Greenwald declarou em entrevista à TVT, o “material explosivo” que ele tem nas mãos ainda não foi divulgado. Já tem gente dizendo por aí que Moro “esvaziou” o escândalo. Não existe a menor dúvida de que quem diz isso está sendo absurdamente precipitado. Ou tendencioso.

Confira a reportagem em vídeo