OAB fará denúncia de Lula ao STF ser levada a sério

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Boa notícia para Lula no processo escandaloso que o encarcerou (caso do triplex). A escuta dos telefones dos advogados do ex-presidente, ordenada por Sergio Moro e denunciada pela Folha de SP na semana passada, fez a OAB, até então na moita, criticar o crime. Quando o STF julgar essa denúncia da defesa de Lula, levará a sério só por causa da OAB.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) classificou como “grave episódio” a informação divulgada pela defesa do ex-presidente Lula sobre relatórios da Lava Jato feitos a partir da interceptação telefônica do escritório de advocacia representante do petista.

Na última quinta-feira (6), a Folha mostrou que a defesa de Lula no STF tenta anular a condenação dele no caso do tríplex com base no relato de que a Lava Jato gravou 14 horas de conversas entre os advogados do ex-presidente e é ilegal a polícia ou a Justiça fazerem isso com os advogados de um réu.

Naquele dia, o Blog da Cidadania divulgou dispositivo legal que criminaliza a violação da inviolabilidade do trabalho da defesa de um réu. Qual seja, o artigo 7 da lei 8.906 de 4 de julho de 1994.

Em setembro do ano passado, o ministro do STF Edson Fachin negou, na segunda turma do Tribunal, seguimento à denúncia dos advogados de Lula de que haviam sido grampeados, mas os advogados moveram agravo regimental contra a decisão de Fachin e o ministro Ricardo Lewandowski, que é presidente dessa segunda turma, validou o seguimento do processo.

Lula nunca ganha nada no STF, mas a pressão da OAB para que o crime de Moro não prevaleça, muda tudo. O Tribunal terá dificuldade em varrer o assunto para debaixo do tapete. Terá que tomar uma atitude. E a atitude correta, segundo a lei, é anular provas obtidas por meio do grampo ilegal ou até anular o julgamento todo do caso do tríplex.

Confira a reportagem em vídeo