Toyota vai demitir 840 trabalhadores no interior de SP

Todos os posts, Últimas notícias

A montadora japonesa Toyota informou que encerrará o terceiro turno de produção nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, interior de São Paulo, o que resultará na demissão de 840 funcionários. No ano passado, a montadora havia contratado 740 funcionários, por tempo determinado, para a abertura do terceiro turno na unidade e 100 para a unidade de motores.

Em nota, a montadora confirma que voltará a trabalhar em dois turnos a partir de 5 de agosto. A empresa informou que, em novembro de 2018, iniciou o terceiro turno para atender uma alta na demanda de veículos na América Latina. Nas unidades de Sorocaba são produzidos os modelos Etios e Yaris e, em Porto Feliz, os motores 1.3L e 1.5L para esses modelos.

Por conta da queda das exportações para a Argentina e a variação cambial, a empresa havia anunciado, no final do mês de maio, a redução de 340 postos de trabalho em Sorocaba. Agora, a Toyota informou a não renovação de 400 contratos de colaboradores por prazo determinado em Sorocaba e 100 na unidade de Porto Feliz.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu com surpresa o fechamento do terceiro turno. A entidade vinha negociando flexibilização de direitos para evitar fechamento de postos de trabalho.

“Diante desse cenário, não podemos admitir a flexibilização de nenhum direito”, observou o presidente do SMetal, Leandro Soares.

A produção total de carros da planta de Sorocaba, prevista para este ano, era de 160 mil e agora deve ser de 125 mil automóveis, mesmo número de 2018.

De OGlobo