Bolsonaro prioriza viagens a cidades onde venceu nas eleições

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Marcos Corrêa / Agência O Globo

Sob críticas em razão de suas declarações sobre os governadores do Nordeste , o presidente Jair Bolsonaro fez apenas duas visitas à região desde a posse. Os itinerários dos primeiros 200 dias de governo indicam um padrão, segundo levantamento do GLOBO. Não só o Nordeste foi preterido em relação a outras regiões do país, como também o presidente concentrou suas viagens em cidades onde saiu vitorioso nas eleições de 2018. Dos 22 municípios em que esteve, Bolsonaro venceu em 20 no segundo turno, exceto nas duas cidades nordestinas que visitou: Recife e Petrolina (PE).

Apesar de ter derrotado o petista Fernando Haddad por 55,13% a 44,87% dos votos válidos em todo o país, Bolsonaro venceu o segundo turno em menos cidades que o adversário — 2.760 contra 2.810. O reflexo nas viagens presidenciais é, portanto, desproporcional ao resultado das urnas.

Nesta semana, Bolsonaro tem três viagens previstas pelo país. A agenda inclui dois destinos inéditos: Vitória da Conquista, no interior da Bahia, onde deve inaugurar um aeroporto na terça-feira, e Manaus, que vai sediar reunião do conselho de administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na próxima quinta-feira.

A ida a Vitória da Conquista vai se somar ao reduzido grupo de cidades em que o então candidato do PSL perdeu no ano passado e foram visitados por ele após a posse. No município baiano, Bolsonaro obteve 41,93% dos votos válidos contra 58,07% de Haddad. Bolsonaro foi convidado pelo governador Rui Costa (PT), que durante a semana reclamou de ainda não recebeu confirmação da presença do presidente. No Planalto, a viagem é tida como certa, apesar de oficialmente estar como “prevista”.

Já, na capital do Amazonas, o presidente venceu por 65,72% a 32,28%, em 2018. Na sexta, ele também deve retornar a Goiânia, onde conquistou expressivos 72,40% dos votos.

O estado que teve mais cidades visitadas por Bolsonaro até agora foi São Paulo. Além da capital paulista, onde obteve 60,38% dos votos válidos, esteve em Guaretinguetá (78,76% dos votos), Eldorado (54,44%), Miracatu (66,79%) e Ribeirão Preto (72,27%).

Bolsonaro também já passou por outras cinco capitais: Rio, Belo Horizonte, Belém, Macapá e Curitiba. Outros municípios visitados foram Anápolis (GO), Aragarças (GO), Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Santa Maria (RS), Barra do Garças (MT), Camboriú (SC) e Brumadinho (MG). Este último em razão do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em 25 de janeiro.

De O Globo