Jorge William / Agência O Globo

“Cada hora é decisiva para aprovar Previdência”, afirma Maia

Todos os posts, Últimas notícias

Jorge William / Agência O Globo

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, quer iniciar votação da Previdência no início da noite. Deputados podem ficar até sábado para votar.

Ao chegar para a reunião com líderes dos partidos para fechar a estratégia de votação da reforma da Previdência , o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que cada hora é decisiva.

Segundo ele, uma votação como essa, que necessita de 308 votos, exige a presença de pelo menos 490 deputados no plenário da Casa na parte de tarde, além de muito cuidado para não desorganizar a base que apoia a proposta.

— Agora, cada hora é decisiva. Até as 15h,  vou ter que saber quantos deputados estão em Brasilia. Isso é decisivo. Aparece um problema, resolve. Aparece outro, resolve o outro. Então, a cada momento, a gente tem que ir cuidando com muita atenção para não desorganizar a votação — afirmou Maia, acrescentando:

— Uma votação com a necessidade de ter 308 votos significa que a gente tem que ter 350, 360 de expectativa de voto.

O presidente da Câmara afirmou ainda que pretende fechar um acordo com a oposição para trocar a obstrução por debate sobre a reforma.

A ideia é permitir até quatro sessões de discussão e iniciar a votação do texto-base da reforma no início da noite. A expectativa é que o processo se prolongue até a madrugada. Os destaques ao texto serão votados nesta quarta-feira.

Maia disse que é otimista e acredita na conclusão da votação da reforma até sexta-feira, em dois turnos. Segundo ele, vencido o primeiro turno, o segundo é mais simples.

Os deputados, contudo, estão sendo orientados a permanecerem em Brasília até sábado, caso seja necessário para encerrar o processo de votação.