Ag Estado

Educação é menosprezada por Bolsonaro, e parte do país já percebe isso

Todos os posts, Últimas notícias

Ag Estado

Jair Bolsonaro diz não acreditar em pesquisas de opinião.

Frequentemente, afirma recorrer diretamente ao povo para tomar decisões —povo esse, claro, que na sua cabeça se resume a adoradores na porta de sua casa, manifestantes convocados por seus grupos aliados e espectadores de partidas de futebol com preço médio de ingresso a R$ 500.

Seria bom, porém, que ele descesse do salto alto e prestasse atenção a um dos alarmantes dados divulgados pelo Datafolha nesta segunda (8): a preocupação do brasileiro com a educação atingiu o seu mais alto índice, com 15% de citações como o principal problema do país hoje.

O que o presidente pensa ou está fazendo para resolver isso aí?

Vejamos sua campanha. A principal bandeira era o Escola sem Partido —um dos itens do festival de besteiras que, felizmente, não andou no Congresso.

Prometia-se ainda ênfase nos ensinos básico e técnico. Eleito, delegou a nomeação dos comandantes da pasta a Olavo de Carvalho, o já notório guru do bolsonarismo camisa de força, um claro sinal da importância que dá ao tema.

Na semana passada foi a vez de o presidente da República defender que lugar de criança é na… lavoura, na carvoaria.

“Quando um moleque de nove, dez anos vai trabalhar em algum lugar, tá cheio de gente aí [pra falar em] ‘trabalho escravo, não sei o quê, trabalho infantil’.

Agora, quando tá fumando um paralelepípedo de crack, ninguém fala nada”, disse Bolsonaro —tese que não merece nem mesmo discussão para que não ganhe ares de razoabilidade.

Bolsonaro e seu atual ministro da Educação, Abraham Weintraub (o  antecessor caiu em abril), avaliam que o ensino no país tem resultados muito ruins, em consonância com a preocupação popular detectada pelo Datafolha.

A solução que apresentam até agora para esse quadro, porém, é o corte de verbas. Além de muita balbúrdia e devaneio.

Mesmo que por linhas tortas, o próprio presidente aponta o caminho. O povo irá decidir o que é certo e o que é errado. Já está decidindo.

De FSP