Fake News: após vaia, direita inventa que Bozo foi “carregado” no Maracanã

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Reprodução

Em vídeo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é ovacionado e aparece sendo carregado pela multidão na saída do Maracanã, após o jogo de vitória do Brasil na Copa América 2019.

Os torcedores gritaram “mito”! A visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao estádio do Maracanã para assistir à final da Copa América 2019, partida em que deu a vitória e título à Seleção Brasileira, ainda está dando o que falar na internet.

Na ocasião, Bolsonaro participou da cerimônia de entrega de premiações aos jogadores, durante a qual foi vaiado, aplaudido e até alvo de boatos que ganharam uma série de compartilhamentos nas redes sociais. Um deles envolvendo o técnico Tite e o zagueiro Marquinhos, que supostamente teriam se negado a cumprimentar o presidente durante a premiação da final do campeonato, que nós já desmentimos por aqui.

Mais recentemente, em meio de tudo isso, começou a circular também entre os internautas um vídeo que supostamente mostra Bolsonaro sendo ovacionado e carregado por uma multidão na saída do Maracanã, após o jogo da final da Copa América 2019. Nas imagens, é possível ouvir os torcedores gritando “mito”.

Veja o vídeo e o texto original das publicações que estão rodando no Facebook:

Versão 1: PRESIDENTE BOLSONARO SENDO OVACIONADO NA SAÍDA DO MARACANÃ HJ DIA 07/07/19 A esquerda vem dizer que ele foi vaiado, a esquerda além de ladrões são ridículos. 

Versão 2: Saída do Maracanã. Segundo a Globo, o presidente esteve entre vaias e aplausos.

 Versão 3: E ainda os esquerdopatas dizem que ele foi vaiado, olha o mito na saída do Maracanã domingo. Isto a #globolixo não mostra. 

Versão 4: *Saída do Maracanã.Quase não tem popularidade o presidente Bolsonaro.* *Igualzinho a Dilma na Copa do Mundo !!*

Bolsonaro foi ovacionado e carregado por multidão na saída do Maracanã em 2019?

É verdade que vários rumores surgiram na internet após a ida de Jair Bolsonaro ao estádio Maracanã, o que explicaria que um vídeo com o presidente da República supostamente sendo carregado e ovacionado pela multidão viralizasse nas redes sociais, especialmente entre os internautas pró-governo. Mas será que isso aconteceu? A resposta é não! E nós podemos te provar o porquê a partir de fatos.

O primeiro deles é que a própria mensagem levanta algumas dúvidas em relação à veracidade da notícia. Afinal, muito se falou sobre a ida de Bolsonaro ao Maracanã, mas nada ouvimos falar sobre ele ser carregado ou algo do tipo, o que, sem dúvidas, viraria notícia, se fosse mesmo verdade. Logo, já de cara, essa história já causa estranheza.

Em segundo lugar, ao fazermos uma análise das imagens que aparecem no vídeo, conseguimos perceber que, além de ter uma faixa escrito “Bolsonaro”, o que é de se estranhar em um estádio de futebol, há também cartazes de companhias aéreas, de serviços de aluguel de carros, de embarque.

Estas últimas, em especial, nos fazem crer que o local onde o presidente da República aparece sendo ovacionado e carregado pela multidão não se trata do Maracanã. Aliás, quem esteve lá sabe que não é…

E foi aí que matamos a charada! Ao buscarmos pelo vídeo, descobrimos que ele foi feito, na realidade, em 2018, no aeroporto de Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, Bolsonaro ainda era pré-candidato à Presidência da República pelo partido PSL e estava na cidade para cumprir agenda de campanha, onde foi recebido pelos apoiadores logo ao desembarcar.

Por último, outro fato que nos levou a desconfiar que toda essa história não passava de um boato é que, depois de levar a facada de Adélio Bispo de Oliveira, durante campanha para Presidência em Juiz de Fora (MG), em setembro do ano passado, já sabemos que Jair Bolsonaro passou a ter mais cuidado em se misturar à multidão. Então, mais uma vez, seria fora do comum o ver em um vídeo como esse recentemente.

Resumindo: O vídeo que mostra Bolsonaro sendo ovacionado e sendo carregado pela multidão supostamente após saída do Maracanã não é de agora e, tampouco, foi feito no estádio. Na verdade, as imagens foram gravadas em 2018, no aeroporto de Fortaleza, quando o ex-militar ainda era pré-candidato à Presidência da República e estava cumprindo agenda de campanha na cidade, onde foi recebido pelos seus apoiadores ao desembarcar.

Do Boatos