Fake news: é mentira que Lula teria falado em comprar votos de baianos

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Reprodução

Lula é vítima de mais uma mentira da direita. Dessa vez, ele, que foi o primeiro presidente a cuidar do povo nordestino, teve um vídeo editado para dar a entender que teria falado sobre comprar votos de eleitores baianos. A notícia falsa foi desmentida pelo Estado de S. Paulo em matéria publicada nesta terça-feira (23).

O vídeo manipulado tem 45 segundos e foi extraído de uma entrevista concedida por Lula à Rádio Metrópole, de Salvador, em agosto de 2017. Na conversa, o ex-presidente falava sobre recuperar aeconomia estimulando o consumo – fórmula bem sucedida que usou para retirar milhões de brasileiros da extrema pobreza.

“Você dá R$ 10 para o pobre, ele vira consumidor. Você dá R$ 10 milhões para o rico, ele deixa na conta bancária”, afirmou. A fala nada tem a ver com supostas compras de voto como a direita tem dito de forma mentirosa.

Assista no minuto 46 da entrevista:

A fake news foi impulsionado nas redes sociais como uma forma de desviar o foco do vídeo em que Jair Bolsonaro (PSL) aparece insultando o povo nordestino. Sem perceber que o microfone estava aberto, ele mostrou sua face preconceituosa e falou ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”.

Do PT