Marcelo Tognozzi

Fake News: Wyllys não tuitou críticas ao jornalista Greenwald

Todos os posts, Últimas notícias

É falso que, em um tweet, o ex-deputado Jean Wyllys disse ao jornalista Glenn Greenwald, de The Intercept Brasil, que não tem relação com o que ele está fazendo e que o acordo entre os dois não seria esse, como afirmam publicações nas redes.

Além de não haver registros de que o tweet tenha sido publicado por Wyllys, a montagem também não traz o selo de verificação que há no perfil dele naquela rede social.

A imagem do falso tweet circula no Facebook desde o final de semana e acumula cerca de 3.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (8). Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social.

Não há registro de que o ex-deputado do PSOL Jean Wyllys tenha publicado um tweet cuja imagem circula nas redes sociais e que diz que ele não pode sair prejudicado pela atuação do jornalista Glenn Greenwald, que “o acordo não foi esse”. Segundo a imagem, a publicação foi feita no dia 5 de julho, mas o Wyllys não posta desde o dia 4.

O tweet, na verdade, foi publicado por uma conta que se passa pelo ex-deputado e forja um nome de usuário semelhante ao de Wyllys: o @jeanwyIIys_reaI é escrito com “i” maiúsculo, e não com “l”.

Outra característica que denuncia a falsidade da publicação é que a imagem não tem o selo de verificação que aparece logo após o nome de Wyllys em sua conta oficial.

Por fim, vale ressaltar que o tweet forjado foi publicado com um aparelho que usa sistema Android. Wyllys, em seu perfil oficial no Twitter, nas últimas postagens, utilizou um iPhone.

Por outro lado, nas últimas semanas, o ex-deputado tem feito tweets em defesa do jornalista de The Intercept Brasil e com críticas à narrativa apresentada pelo perfil anônimo “O Pavão Misterioso” que afirma que os vazamentos de diálogos de integrantes Lava Jato fazem parte de um acordo entre os dois.

De AosFatos