Imprensa brasileira encurrala Globo, Moro e Bolsonaro

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A cada dia que passa, o Intercept amplia mais o pool de órgãos de imprensa que checam, endossam e retransmitem a série de denúncias apelidada de “Vaza Jato”. Bolsonaro e Moro controlam SBT, Record e o site Antagonista. Agora, controlam também a Globo. Porém, a maioria dos grandes órgãos de imprensa está encurralando essa mídia chapa-branca.

O estrategista Glenn Greenwald vem fazendo jus à fama que construiu de ser, talvez, o maior repórter investigativo do mundo.

Quando a Globo entrou na parada para defender Sergio Moro e alisar o renitente (em se relacionar com a emissora) Jair Bolsonaro, o editor do Intercept logo viu que precisaria de um aval insuspeito para não ser engolido pela máquina estatal-midiática e começou a dividir seu material exclusivo com os maiores órgãos de imprensa do país, à exceção da Globo.

O primeiro órgão da grande imprensa a fazer parceria com o Intercept foi a Folha de São Paulo, que publicou matérias no domingo retrasado baseadas no material do site e ainda endossou a “integridade” daquele material

Em seguida, a Band News FM, na coluna radiofônica do jornalista Reinaldo Azevedo, também passou a receber a sua cota de informações exclusivas do Intercept. Assim como a Folha, a empresa da família Saad também endossou a veracidade  do material do site.

O ultraconservador jornal O Estado de São Paulo, apesar de não ter feito nenhum acordo com o Intercept para divulgar seu material, posicionou-se muito claramente, em editorial, contra Sergio Moro, exigindo a renúncia do ministro da Justiça e dos procuradores da Lava Jato, “até que tudo fique esclarecido”

No último sábado, o jornal Correio Brasiliense aderiu (informalmente) ao pool de órgãos de imprensa sérios que endossam a fidedignidade do material do site com reportagem que é uma verdadeira bomba. Um dos procuradores da Lava Jato citados nos vazamentos confirmou ao jornal, sob condição de anonimato, que os diálogos divulgados são VERDADEIROS!!

Agora, outro importantíssimo órgão de imprensa atesta a veracidade do material que o Intercept está divulgando. O jornal espanhol El País publicou a reportagem “Artigo de procuradora no EL PAÍS coincide com diálogo vazado por ‘The Intercept’”. O texto diz que as denúncias do site coincidem com matérias que divulgou ano passado.

Globo, Moro e  Bolsonaro só convencem, com a retórica criminalizadora do Intercept, os fanáticos de extrema-direita que saem rua pedindo volta da ditadura militar, youtuber’s, sites e três  emissoras, todos comprados pelo governo. Ao lado da imprensa séria, por outro lado, está uma OAB e os maiores juristas do Brasil, sem falar na grande imprensa internacional.

Globo, Moro e Bolsonaro estão cercados. Não têm mais para onde correr. E o cerco está só começando. Vem muuuito mais por aí. Aguardem.