Lava Jato assumiu risco de causar “mortes” na Venezuela

Todos os posts, Últimas notícias

Em diálogos capturados pelo Intercept Brasil e divulgado pela Folha de SP neste domingo, o procurador Paulo Roberto Galvão avisou Dallagnol e Moro que ações da Lava Jato na Venezuela poderiam causar “convulsão social e mortes”. Juiz e procurador decidiram “correr o risco”

Confira, abaixo, os diálogos

*

Paulo Roberto Galvão

19:23:59

Mas pessoal, vamos refletir. Já tinha conversado com Orlando sobre isso. Vejam que uma guerra civil lá é possível e qq ação nossa pode levar a mais convulsão social e mais mortes (ainda que justa ou correta a ação). Lá não é Brasil.

 

19:24:33

Não estou dizendo que sim ou que não, apenas que precisa ser refletido

 

Roberson Pozzobon

19:26:38

Caraaaaaca

 

Orlando Martello

19:29:47

Pessoal, sobre Venezuela. Não dá para abrir simplesmente o que temos. Descumpriríamos o acordo. Não dá para arriscar um descumprimento de acordo, inclusive com consequências cíveis de nossa parte, bem como da União.

 

19:30:44

A solução de fazermos algo aqui, creio que demoraria muito. Teríamos que alinhavar uma denúncia ou algo semelhante, sem ouvir pessoas, etc. Acho que não aproveitaria o timing.

 

Roberson Pozzobon

19:30:47

Acho que se propusermos a ação aqui não dá descumprimento, Orlandinho

 

Orlando Martello

19:31:02

Mas o problema é o timing

 

19:31:50

A solução que vejo é fazer uma comunicação espontânea para o próprio país. No caminho isso certamente vazará em algum lugar, sem qq participação nossa. Isso posso fazer de imediato.

 

19:32:39

Sem prejuízo de trabalharmos em uma denúncia

 

19:33:25

Quanto a denúncia, certamente enfrentaremos uma crítica ferrada, mas aí Moro declina para a capital e boa…. o fato estará revelado.

 

Deltan Dallagnol

21:47:19

PG, quanto ao risco, é algo que cabe aos cidadãos venezuelanos ponderarem. Eles têm o direito de se insurgir.

 

22:21:18

De qualquer forma, é preciso analisar bem os fatos, pois se estiverem sob sigilo do STF não será possível usar. Além disso Maduro tem imunidade e salvo por questões de direitos humanos, fica difícil processar, pelo menos enquanto estiver no poder. Mas não é de se afastar de todo a ideia. É de qualquer forma teríamos ainda que convencer o Russo.

 

22:35:57

Russo diz que temos que nós aqui estudar a viabilidade. Ou seja, ele considera

 

22:36:19

Não rejeitou prima facie, o que tomo como uma abertura para analisarmos concretamente com perspectiva

 

22:36:22

boa