Mais de 800 artistas assinam carta contra filtros na Ancine

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Adriano Machado/REUTERS

A atriz Débora Falabella, o cantor Caetano Veloso e o diretor-presidente do Instituto Inhotim, Antonio Grassi, estão entre os mais de 800 representantes da classe artística que assinam carta de repúdio à ideia de impor filtros à Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O documento foi elaborado pelo movimento suprapartidário Artigo 5º. “Percebemos uma ameaça ao estado da livre expressão garantido na Constituição”, diz a gestora cultural Tatyana Rubim, uma das articuladoras do grupo.

“Repudiamos veementemente as declarações do Presidente da República, quando ameaça promover censura a obras audiovisuais fomentadas pela Ancine”, diz a nota. “A se confirmar tais ameaças, poderão ser tomadas todas as providências judiciais cabíveis para se fazer valer uma cultura livre”, continua o texto.

Na sexta (19), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Ancine poderia seria privatizada ou extinta caso não fosse possível usar filtros nas produções nacionais.

A ideia desagradou representantes do setor e também correligionários de Bolsonaro.

À coluna, o deputado Alexandre Frota (PSL-SP) disse que impor esse filtro se parecia com censura. O secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, que já foi diretor da Ancine, também criticou a fala do presidente. “A instalação de um tribunal moral para avaliar filmes é próprio de regimes autoritários”, disse ele. O deputado e ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (Cidadania-RJ), por sua vez, disse que estuda medidas para barrar os planos de Bolsonaro para a agência.

Da FSP