Ministros do STF dizem que soltar Lula é inevitável

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Coube a Veja a parte do leão na Vaza Jato. Glenn Greenwald preferiu entregar o material mais forte à revista de Direita. Um milhão de mensagens escritas e 2 mil áudios comprometem Moro, Dallagnol e cia. até o pescoço. Por isso, o STF acha que soltar Lula já é inevitável.

A avalanche de denúncias que a revista Veja jogou na cabeça dos playboys da Lava Jato alterou todo o quadro político. Sergio Moro se amparou em uma dificuldade que  ele supôs que havia para comprovar a promiscuidade entre o juizado da 13ª Vara Federal de Curitiba e a promotoria da Lava Jato. Perdeu.

A matéria é uma bomba. No material que o Intercept diz ter recebido de uma fonte anônima, há quase 1 milhão de mensagens, totalizando um arquivo com mais de 30.000 páginas. E, segundo o colunista da Veja Ricardo Noblat, haveria “2 mil áudios” comprovando a veracidade dos diálogos entre Moro e Dallagnol

No site da ex-ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República durante o governo Dilma Rousseff, Helena Chagas, por exemplo, consta informação que tem sido repetida pelos círculos políticos do país o dia todo, após as denúncias de Veja: Ministros do STF dizem que as novas denúncias tornam impossível manter Lula preso.

A tese é a de que Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, está extremamente “incomodado” com a denúncia de Veja de que ele fazia parte do conluio entre procuradores e Moro e, com o endosso de Veja às denúncias, terá que mostrar que não é cúmplice dos crimes.

Uma das explicações que vem sendo dada para o terremoto causado pela matéria de Veja e Intecept divulgada nesta sexta-feira 5 de julho é a confirmação pelo apresentador Fausto Silva de que realmente, como diz a matéria, recomendou a Moro e Dallagnol que usassem linguagem mais simples quando fossem à TV falar da Lava Jato.

O clima pró-Lula está tão forte que um dos maiores inimigos do ex-presidente, o pedetista Cristovam Buarque, ironizou no Twitter o lucro do desafeto com tudo que está acontecendo no Brasil ao prever que ele, do jeito que a coisa vai, acabará ganhando o prêmio Nobel da Paz.

Moro, Dallagnol e os sites, televisões e rádios governistas tentam não passar recibo, mas os áudios comprometedores estão logo ali e ministros do STF que os gangsters da Lava Jato dizem que são deles, como Fux e Fachin, não vão morrer abraçados com os playboys de Curitiba.

Confira a matéria em vídeo