MTST faz ato em loja da Havan na Grande SP

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Zanone Fraissat | Folhapress

Manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) protestaram na manhã desta quinta-feira (4) em uma loja da Havan no Itaquá Garden Shopping, em Itaquaquecetuba, na Grande SP.

O grupo de sem-teto destoava dos frequentadores do shopping, às margens do Rodoanel —embora um dos lados do centro de compras fique virado para um bairro pobre da cidade.

A ação ocorre principalmente em protesto contra o dono da rede varejista, Luciano Hang, empresário na linha de frente entre os apoiadores do governo Jair Bolsonaro, e contra a reforma da Previdência .

A ação foi rápida. Os sem-teto chegaram pouco antes das 11h e encheram seus carrinhos com roupas, travesseiros, edredons e toalhas. Os funcionários da loja estranharam os clientes inusitados e acompanharam a ação.

O grupo se dirigiu aos caixas. Na hora de pagar, ergueram um cheque gigante, simbólico, no valor de R$ 168 milhões, em nome do “povo brasileiro”, “assinado” por Luciano Hang.

O valor refere-se a um cálculo de 2004 feito pelo Ministério Público Federal de dívidas que o empresário tinha, à época, com a Receita Federal e o INSS.

O grupo ergueu cartazes contra Hang, entoou um lema do MTST (“Aqui está o povo sem medo, sem medo de lutar”) e disse que deixaria os produtos “comprados” como forma de “cortesia”.

Coordenador do MTST, Josué Rocha diz que o protesto contra a reforma da previdência mirou o empresário porque “o Luciano Hang é um dos maiores defensores dessa proposta, apesar de ser um dos grandes devedores da Previdência Social.”

“A gente tá aqui mostrando a contradição que é um grande empresário, uma pessoa rica, defender a reforma da previdência que vai acabar com o direito de um povo pobre. É por isso que o povo veio hoje até a Havan fazer uma compra e pagar com a dívida do Luciano”, afirma.

“A ideia era fazer uma ocupação simbólica, com um povo que geralmente não acessa, não frequenta esse lugar”, continuou.

Os seguranças do shopping só chegaram à loja ao fim da ação, quando os sem-teto já saíam, e afirmaram que o grupo deveria ter pedido autorização para fazer o ato.

Hang faz parte do Instituto Brasil 200, grupo de empresários que decidiu lançar uma proposta alternativa de reforma da Previdência por considerar o projeto atual “tímido”. O MTST é contra o projeto de reforma em andamento no Congresso.

A unidade da Havan fica num andar inferior do shopping, em frente a uma loja de armas airsoft (de pressão, usadas em esportes, que simulam armamento real mas possuem uma ponta laranja) e uniformes militares.

O MTST tem por prática invadir terrenos vazios, que não estariam cumprindo sua função social, para moradia.

Da FSP