Na Câmara, Moro não responde se está usando a PF para coagir Glenn

Todos os posts, Últimas notícias

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi questionado diversas vezes se a Polícia Federal solicitou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um relatório sobre as atividades financeiras do jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brasil, como noticiou mais cedo o site O Antagonista.

Apesar da insistência dos parlamentares desde o início da sessão, às 14h30, o ministro respondeu à pergunta apenas quando o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) pediu questão de ordem, por volta das 17h40.

“O ministro precisa responder às perguntas que estão sendo feitas. Foi questionado aqui, diversas vezes, se a PF, se o Coaf estão investigando o jornalista e o ministro não responde”, disse o petista.

Moro, então, afirmou que não participa das investigações e que, essa questão deve ser feita “ao órgão certo”. A Polícia Federal está subordinada à pasta da Justiça, chefiada por Moro, e o Coaf à Economia.

Após a reportagem do Antagonista, EXAME procurou o Ministério da Economia para confirmar as informações. Por e-mail, a equipe de comunicação da pasta afirmou que “não tem conhecimento de nenhum pedido por parte” da PF.

Além disso, também disse que “não é função do Coaf realizar investigações, o que faz é encaminhar às autoridades competentes de investigação – geralmente Ministério Publico e/ou Polícia Federal – informações sobre movimentações financeiras atípicas”.

De Exame