PSL anuncia candidatos a prefeituras para 2020

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Divulgação | PSL

A disputa municipal do ano que vem será o primeiro teste do PSL nas urnas após a conquista do Palácio do Planalto. Um bom desempenho tem sido apontado dentro da sigla como estratégico para que o presidente Jair Bolsonaro chegue à eleição de 2022 com uma retaguarda competitiva nos municípios.

Bolsonaro tem dado sinais de que está disposto a concorrer a um segundo mandato. A eleição para as prefeituras de Curitiba e São Paulo são as principais apostas do PSL no pleito do ano que vem. O presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), diz que a meta para 2020 é lançar candidato próprio em todas as cidades com mais de cem mil habitantes — são cerca de 300, no total.

O partido não informa quantos prefeitos tem atualmente. Dos quatro estados em que o PSL tem as maiores bancadas no Legislativo, em dois (Rio de Janeiro e Paraná) o candidato que disputará a prefeitura da capital já foi escolhido. No Rio, o deputado estadual Rodrigo Amorim foi anunciado este mês e, no Paraná, o nome de Fernando Francischini será oficializado no próximo mês.

Deputado estadual mais votado no Rio nas últimas eleições, Amorim ficou conhecido por ter quebrado, em um ato de campanha, uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado. Parte da placa quebrada está pendurada em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

Em São Paulo e no Espírito Santo, como há mais de um concorrente para a vaga, a definição do PSL deverá ficar para mais adiante.

De O Globo