Renan Calheiros defende Glenn de possível investigação do Coaf

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Reprodução | Twitter

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse nesta 4ª feira (3.jul.2019) que é contra uma possível investigação do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) em relação ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept.

Renan também atacou o ministro Sergio Moro (Justiça). Segundo o emedebista, ele poderia estar “manipulando” a Polícia Federal e o Coaf. Moro é 1 dos alvos dos vazamentos de conversas da força-tarefa da Lava Jato, divulgadas pelo Intercept.

O ex-presidente do Senado postou 1 vídeo em seu perfil no Twitter e usou a tags #GlennGreewald, #VazaJato e #liberdadedeimprensa.

“É preocupante a possibilidade de dois órgãos públicos, COAF e Polícia Federal, possam estar sendo manipulados para intimidar jornalistas e ameaçar a liberdade de imprensa. Se for verdade, Moro acrescenta problemas muito graves à pilha de ilegalidades já exposta. É o caso do típico desprezo repugnante à democracia, às leis e pode caracterizar obstrução da investigação do escândalo que envolve o próprio ministro. A Polícia Federal e o COAF não podem permitir isso”, disse Renan no vídeo.

ENTENDA

O site O Antagonista publicou nessa 3ª feira (2.jul.2019) uma notícia de que a PF (Polícia Federal) teria pedido ao Coaf 1 relatório das atividades financeiras de Glenn.

Nem o Coaf nem a PF confirmaram a solicitação, mas o próprio jornalista norte-americano já fez diversos comentários sobre a suposta ação.

A PF é uma autarquia que responde ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ex-juiz Sergio Moro. Já o Coaf era da Justiça no começo do governo Bolsonaro, mas foi transferido de volta à Economia em junho.

Do Poder360