Salles manda arrancar paredes e portas do Ministério do Meio Ambiente

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, mandou retirar todas as divisórias e portas que tinham sido instaladas no bloco da pasta, na Esplanada dos Ministérios. O material, ainda novo, foi alocado em salas dentro do prédio.

Oficialmente, o objetivo da medida é tornar o ambiente mais aberto, transparente e acessível para os servidores. Para muitos funcionários, no entanto, o que se pretende, na realidade, é ampliar a vigília em cima dos servidores.

Nos últimos meses, funcionários do MMA, do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) têm afirmado que a pasta vive um clima de “caça às bruxas”. Ricardo Salles já é alvo de ações movidas por sete associações de servidores do Ibama que o acusam de assédio moral coletivo e desmonte das políticas ambientais.

Ibama e ICMBio já foram censurados e proibidos de atenderem diretamente a pedidos de informação. Tudo deve ser submetido, antes, à área de comunicação do ministério. Ações administrativas rotineiras que, até o ano passado, ficavam disponíveis nos sistemas internos do MMA, agora ganharam status de documento sigiloso.

De O Globo