Agência Brasil

Vídeo: “A fome é poderosa arma de destruição”, dizia Lula em 2011

Todos os posts, Últimas notícias
Agência Brasil
Agência Brasil

Viralizou vídeo de 2011, quando o ex-presidente Lula recebeu com o ex-presidente de Gana o *Prêmio Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome*, da ONU.

Em discurso histórico, Luis Inácio da Silva disse que a verdadeira guerra era a luta pela vida e não pela morte, e que todo governante tinha a obrigação de combater a fome em seu país.

A noção de realidade, a solução para o problema e o envolvimento numa questão humanitária de urgência fizeram de Lula um grande estadista, orgulho de sua nação por muitos anos.

Arma de destruição em massa

Dizia Lula no parlamento da ONU: “A fome é arma de destruição em massa mais poderosa e perigosa do que qualquer outra arma que o homem já inventou. Ela mata crianças”.

Fica evidente porque o presidente Jair Bolsonaro tem aversão ao assunto, desconhece a realidade do país e acredita que fome é tema que se use contra pendengas políticas. Porque o inepto e delinquente Bolsonaro não sabe o que é fome. Bolsanaro não conhece seu país, não conhece os pobres do Brasil.

Mas ele sabe que seu inimigo político já foi condecorado campeão mundial de combate à fome e à desnutrição infantil. Então, por isso, a estratégia suja e pequena de Jair é ignorar o tema, é tentar enterrar o assunto, é dar um ‘dane-se’ aos milhares de famintos de seu país, enquanto se farta numa mesa de café de manhã. Os títulos dos generais que estão sentados ao seu lado não chegam aos pés da grandeza do prêmio recebido por Lula, oito anos atrás.

É por isso, que mesmo preso, Lula está livre. Lula sempre estará livre.

Fome e democracia

“Democracia é a gente comer de manhã, de tarde e de noite”, dizia o ex-presidente nesse evento.

Além da questão humanitária, combater a fome é uma estratégia econômica de desenvolvimento de um país. Veja o que ele falou e compare com o atual gestor que o Brasil tem à frente:

“As pessoas não tem noção do que somos capaz quando distribuímos renda e o pobre é capaz de ir à padaria comprar seu pão no café de manhã. Do quanto isso move a economia”. Lula pensa num governo no qual as pessoas estão em primeiro lugar. No governo Bolsonaro, pessoas sem capacidade de compra devem ser eliminadas para que outras sobrevivam. Simples assim.

“Pobre gosta de comer. Pobre gosta de comer bem. Pobre não gosta de miséria”,mais frases que marcaram a premiação na ONU.

Entenderam agora?

Da Redação