Após acenar para Freixo, PT estuda candidatura própria no Rio

Todos os posts, Últimas notícias
Fotos: LUIS MACEDO E MICHEL JESUS / AGÊNCIA CÂMARA

O PT chegou a indicar o apoio a Marcelo Freixo (PSOL) na disputa pela prefeitura do Rio, mas, agora, estuda abandonar a aliança e lançar uma candidatura própria, que seria encabeçada pela ex-governadora Benedita da Silva, hoje deputada federal. Segundo o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, o nome da petista representa “a defesa do legado de Lula”.

Outro motivo para o esfriamento da união PT-PSOL ocorreu nesta terça-feira, durante um ato de apoio ao jornalista Glenn Greenwald, do site “The Intercept”. Petistas afirmam que Cid Bejamin (PSOL) vetou a fala de Benedita da Silva, que pretendia discursar, enquanto Freixo e Jandira Feghali (PCdoB) alternaram falas.

— Além de uma indelicadeza, foi um desrespeito com uma figura icônica do povo brasileiro, que é a Benedita. Não vamos entrar numa aliança onde uns acham que são mais que outros — disse Quaquá.

Freixo, por sua vez, afirma que quem controlou a alternância de discursos foi a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), responsável pelo evento.

— O ato não foi organizado por mim, pelo PSOL ou pelo PCdoB, mas pela ABI. A ABI me convidou e pediu que eu falasse pelo PSOL. Mas nem eu nem Jandira controlávamos quem poderia ou não falar. Eu não estava na organização, tanto que tive que sair antes do final.

De O Globo