Câmara discutirá direitos humanos no país a pedido da ONU

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: UOL

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta tarde para discutir o cumprimento das recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre direitos humanos no Brasil. Essas recomendações constam da Revisão Periódica Universal (RPU), mecanismo pelo qual os Estados-membros das Nações Unidas analisam a situação interna de um país. O Brasil já passou por três ciclos de avaliação da RPU, em 2008, 2012 e em 2017.

“Durante o terceiro ciclo da revisão, o Brasil recebeu 246 recomendações dos Estados-membros das Nações Unidas, entretanto, ainda não definiu os mecanismos de implementação e como se dará o monitoramento dessas recomendações”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF), que propôs a audiência.

Segundo a deputada, as recomendações tratam de temas como violência policial, reformas no sistema penal, políticas que ampliem a igualdade racial e de gênero, acesso a serviços públicos de qualidade, em especial à educação, e redução dos índices de pobreza.

Kokay destacou que no ano passado representantes do governo e da sociedade civil se reuniram em Brasília (DF) para discutir estas questões e que o governo se comprometeu a, em 2019, elaborar e enviar o relatório sobre a implementação das recomendações, assim como realizar uma consulta pública sobre este documento.

“Tendo em vista este cenário, é essencial a realização de audiência pública sobre a temática como forma de garantir o diálogo prévio no que tange às informações que serão apresentadas pelo Brasil sobre a implementação das recomendações”, concluiu Erika Kokay.

Convidados
Foram convidados para o debate:
– o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério  das Relações Exteriores,  João Lucas Quental Novaes de Almeida;
– o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Milton Nunes Toledo Junior;
– a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat;
– o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Leonardo Penafiel Filho;
– o representante do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa da Conectas Gustavo Huppes;
– a coordenadora-executiva do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos, Fernanda Lapa;
– a coordenadora da Plataforma de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil), Maria Sylvia Oliveira; e
– o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Kleber Karipuna.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 9.

Da Câmara