Controlador de prisões paulistas, Doria ameaça Lula

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo

O governador de São Paulo, João Doria (PSBD), afirmou hoje pelo Twitter que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será tratado como os demais presidiários após ser transferido à Penitenciária 2, de Tremembé. Doria afirmou, ainda, que o petista terá a oportunidade de fazer algo que “jamais fez na vida: trabalhar”.

A afirmação de Doria foi feita em resposta à deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Também no Twitter, ela escreveu: “A segurança e a vida do presidente Lula estarão em risco sob a polícia de João Doria. Sua transferência para Tremembé 2, sem prerrogativas de ex-presidente, é mais uma violência da farsa judicial a que ele foi submetido”.

“Fique tranquila”, respondeu Doria. “Ele será tratado como todos os outros presidiários, conforme a lei. Inclusive, o seu companheiro Lula, se desejar, terá a oportunidade de fazer algo que jamais fez na vida: trabalhar!”, completou o governador.

A Justiça Estadual de São Paulo ordenou, na manhã de hoje, a transferência de Lula para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, a cerca de 150 km da capital. A decisão é do juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci. O magistrado não determinou, no entanto, quando isso deve ocorrer.

A decisão de Sorci foi tomada cerca de quatro horas depois que a juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente em Curitiba, aceitou pedido da Polícia Federal para que o petista fosse transferido para um estabelecimento penal em São Paulo.

Em Curitiba, Lula cumpre pena em uma sala de Estado Maior. Isso significa que ele está em uma sala com cama, banheiro privativo e uma mesa, separado dos outros presos. Ao aceitar o pedido da PF hoje, a juíza Lebbos não garantiu que o ex-presidente seria levado a uma sala do tipo. Procurada pelo UOL, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo) não confirmou se a Penitenciária de Tremembé dispõe de uma sala de Estado Maior.

A defesa de Lula já recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a transferência do petista para São Paulo.

Do UOL