Doria sonda mais nomes do PSL

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Agência Câmara

Depois de atrair o deputado Alexandre Frota , o PSDB agora parte em busca de outros quadros do PSL. O governador João Doria tem se empenhado na missão. Em meio a uma disputa à presidência estadual do PSL, o deputado Júnior Bozzella, próximo a Frota, foi sondado pelo governador paulista, com quem pretende ter uma conversa nos próximos dias.

— O fato de ser lembrado, de ter outros partidos cogitando o nosso nome para compor os seus quadros é o reconhecimento do importante trabalho que temos feito na Câmara dos Deputados em prol do povo brasileiro — disse Bozzella, lembrando que o interesse dos tucanos já acontece há algum tempo.

O deputado, no entanto, teria de ser expulso ou pedir uma carta de anuência à executiva do partido, presidida por Luciano Bivar, para permanecer com o mandato fora do PSL. Caso o parlamentar peça para sair, espontaneamente e contra a decisão da legenda, o mandato fica com o PSL. Questionado sobre o plano para migrar ao PSDB sem perder o mandato, Bozzella desconversou.

— Tudo é uma questão de avaliação. Eu ainda nem conversei com o governador (João Doria). Hoje eu ainda me sinto confortável no projeto do Bivar — afirmou ele.

Procurado pelo GLOBO, o governador João Doria não quis comentar o assunto. Bruno Araújo, presidente nacional da legenda, não retornou o contato.

Apesar de não confirmar a informação, a deputada estadual Janaina Paschoal também teria sido procurada pelo PSDB, segundo interlocutores. A deputada cogitou deixar o partido em maio, época em que saiu do grupo de WhatsApp da bancada do PSL na Alesp, mas continua na sigla.

Reação tucana

Três dias depois de sua filiação, Frota já enfrenta disputa no PSDB. O ex-presidente nacional do partido José Aníbal e o ex-presidente estadual Pedro Tobias entregaram na segunda-feira à executiva nacional um pedido para cancelar sua filiação . Segundo eles, a entrada do deputado no partido “fere a honra e a memória de todos os filiados do PSDB”.

Frota foi expulso do PSL na última terça-feira, após decisão unânime da executiva nacional. Pesaram contra o deputado as críticas frequentes ao governo federal e ao próprio presidente Jair Bolsonaro. A gota d’água foi a artilharia de Frota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro, por parte do pai, para assumir a embaixada americana em Washington.

Os tucanos citam o artigo 7º do Estatuto do PSDB, que trata de eventuais “hostilidades à legenda e atitudes desrespeitosas a dirigentes e lideranças partidárias”, para justificar a impugnação do deputado.

De O Globo