Frota, quem diria, virou vítima do bolsonarismo

Opinião, Todos os posts, Últimas notícias

Alexandre Frota, quem diria, virou vítima do bolsonarismo. O ator pornô grudou no capitão para entrar na política. A relação durou menos que seu casamento com Cláudia Raia. Ontem ele foi expulso do PSL, acusado de traição ao chefe.

Antes de se candidatar, Frota investiu no insulto como arma de propaganda. Pelas redes sociais, ofendeu e difamou celebridades associadas à esquerda. Sofreu uma série de condenações na Justiça, mas conquistou a projeção que desejava.

Filiado ao PSL, o astro de “Garoto de Programa” e “O Homem da Pistola de Ouro” ressurgiu como porta-voz do cidadão de bem. Complementou o novo papel com discursos contra a corrupção e a favor da Lava-Jato. Foi eleito com mais de 155 mil votos.

Na lua de mel com Bolsonaro, Frota chegou a ser cotado para o Ministério da Cultura. A pasta acabou antes que ele assumisse a cadeira. Resignado, o ator foi à luta no Congresso. “Já fumei, cheirei, viajei o mundo. Agora estou focado na Câmara”, anunciou.

O deputado cumpriu a promessa. Enquanto os colegas de bancada faziam selfies, ele surpreendeu ao se aproximar de Rodrigo Maia e Paulo Guedes. Participou dos debates da reforma da Previdência e se voluntariou a ajudar a indústria do cinema.

De onde menos se esperava, surgiu uma voz crítica ao bolsonarismo. Quando o Planalto tentou abafar o escândalo dos candidatos fantasmas, Frota espremeu uma laranja na tribuna. Quando Olavo de Carvalho despontou como guru do governo, ele ironizou os seguidores do “velhinho maluquinho”.

Nas últimas semanas, o ator se rebelou contra a promoção de Eduardo Bolsonaro a embaixador em Washington. Foi a gota d’água para o presidente, que articulou sua expulsão sumária do partido.

O episódio mostra que o bolsonarismo não admite dissidências. Quem usar fazer críticas ao grande líder está condenado ao ostracismo. Com o anúncio do expurgo, a bancada do PSL deixa de contar com um ator de filmes adultos. Agora só ficaram o príncipe, o fritador de hambúrguer, as youtubers e os policiais aposentados.

De O Globo.