Intercept foca no STF antes de Moro ser julgado

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Não é à toa que a nova denúncia do Intercept envolve, de novo, um ministro do STF – no dia 1º, mostrou ataque da Lava Jato a Dias Toffoli; nesta terça, a Gilmar Mendes. A Vaza Jato foca no STF na véspera da decisão do Tribunal sobre se Moro é ou não suspeito para julgar Lula.

Ah, as estratégias de Glenn Greenwald – ou melhor, como disse o The New York Times, do “Casal gay que está enlouquecendo a extrema-direita do Brasil”. Muitos questionam a demora do Intercept em divulgar mais material contra os desmandos da Lava Jato, mas a última denúncia do site, em parceria com o maior jornal da Espanha, revela método, foco e inteligência na estratégia da Vaza Jato.

A estratégia brilhante de Greenwald começa na nova parceria com a grande imprensa, ou seja, com o diário espanhol El País, o maior jornal da Espanha e um dos maiores do mundo. Como a grande imprensa brasileira não é lá tão confiável, e como os desmandos de Moro, Dallagnol e cia. precisam ser internacionalmente conhecidos, a parceria com o jornal europeu se constituiu em uma apólice de seguro.

Mas a grande estratégia está na dosagem da divulgação das mensagens da Lava Jato e na escolha dos temas. A dosagem paulatina impede que o assunto morra, pois quando começa a ser abafado vem outra paulada. E os temas, bem, os temas são sempre calculados.

Note-se que o mês de agosto estreou, já no primeiro dia, com denúncia da parceria Intercept-Folha de SP. Qual o tema da, então, nova denúncia? O STF. A denúncia mostrava que a Lava Jato devassara a vida de Dias Toffoli.

É óbvio que, à época, Greenwald já sabia que, além de Toffoli e Gilmar, muito provavelmente vários outros ministros foram alvo das estripulias dos playboys de Curitiba, mas esperou para soltar outra denúncia envolvendo o STF para ir aumentando a temperatura política.

Inicialmente, está previsto que o Supremo Tribuna Federal irá julgar no dia 14 deste mês o habeas corpus que trata da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no processo do tríplex do Guarujá, o qual causou a prisão do ex-presidente Lula. Até lá, novas denúncias envolvendo o STF irão sair.

Mas o que, diabo, tem a ver a suspeição de Moro para julgar Lula com os ataques da Lava Jato a ministros do Supremo? Tudo. O STF vem mantendo Lula preso para preservar, sobretudo, a Lava Jato. Conforme o Tribunal vai vendo como a Lava Jato age, aumentam as chances de reconhecer que é óbvio que Moro, comparsa de Dallagnol, não tem isenção para julgar ninguém como juiz de Direito.

Ah, você não acredita que o STF vai fazer o que é certo? Pois acredite, quando se vê atingido o STF reage na medida Certa. Quando os capangas de Bolsonaro na Internet atacaram Toffoli, a resposta dele foi uma só: autorizar Lula a dar entrevistas. Como, desta vez, o ataque foi mais forte, o STF estará inclinado como nunca a fazer Justiça a Lula.

 

CONFIRA A REPORTAGEM EM VÍDEO