Juiz amigo de Moro manda tirar processo contra Deltan do CNMP

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Jorge Araújo/Folhapress

A Justiça Federal do Paraná suspendeu um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra o procurador Deltan Dallagnol no  Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável por fiscalizar a atuação das instâncias do Ministério Público no país.

O processo, que seria julgado nesta terça (27), foi aberto em abril pelo CNMP, após pedido do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli. Esse caso se refere à entrevista na qual Deltan afirmou que o Supremo Tribunal passa a mensagem de leniência a favor da corrupção em algumas de suas decisões.

O pedido de suspensão foi feito por Dallagnol. Ele argumentou que a defesa que o acompanhava renunciou e que os novos advogados não foram intimados para apresentar as alegações finais.

Em sua decisão, o juiz Nivaldo Brunoni, de Curitiba, afirma que “não parece razoável tolher da defesa técnica a oportunidade de defender o acusado”, mas autoriza o CNMP a dar prosseguimento ao procedimento depois que a defesa se manifestar.

Brunoni foi colega do ex-juiz Sergio Moro na Justiça Federal de Curitiba. Ele também foi promotor de Justiça no Paraná antes de iniciar a carreira como juiz. Hoje, Brunoni atua na 23ª Vara Federal de Curitiba.

Da FSP